Novo Fox 2023 é mais um modelo que abrirá espaço para SUVs

Os populares estão cada vez menos populares

Novo Fox 2023
Divulgação/Volkswagen

Vamos falar um pouco sobre esse guerreiro. As ameaças anuais de fim da produção dele ainda não se concretizaram. Há indícios de que ele está perto do fim, mas não tão claros. O novo Fox 2023 pode até sair, apesar de isso ficar um pouco improvável.

O Foz 2022 chegou com poucas mudanças. O modelo compete e consegue vender suficientemente – às vezes até bem – há cerca de 20 anos. Estamos falando de um dos modelos com projeto mais antigo que ainda roda no Brasil. Apesar de ter chegado praticamente igual ao anterior, em termos que equipamento, ele ficou mais caro.

Novo Fox 2023 preço
Divulgação/Volkswagen

Há ainda duas versões do Fox nas concessionárias: o Connect e o Xtreme. A segunda oferece um pacote mais aventureiro. O aposentado Cross Fox se vê bem representado nessa versão. O motor 1.6 Flex oferece até 104 cavalos de potência. A transmissão é a manual de cinco velocidades nas duas opções.

Todos esses dados mostram que o Fox conseguiu se manter bem oferecendo exatamente o que os interessados queriam. Pode até parecer pouco, se considerarmos as evoluções no mercado. Mas esse carro visa compradores específicos, que querem o que ele oferece.

Novo Fox 2023 não deve chegar ao mercado

Novo Fox 2023 ficha técnica
Divulgação/Volkswagen

O fim do Fox está praticamente certo. Não por ele não ter feito sua parte. Pelo contrário, afinal, ficar quase duas décadas competindo não é para todos. O modelo ficou um pouco de lado nos últimos anos, enquanto a montadora trabalhava em outros projetos.

O Fox mostrou que aguentaria até quando o pedissem para aguentar. A Volkswagen, aparentemente, o deixou descansar. Sendo assim, o novo Fox 2023 não deve chegar. A versão atual deve ser a última. Com os variados e chamativos carros de hoje, o Fox já não é tão atraente quanto já foi.

O modelo tem vendido menos ano a ano, deixando claro com dados sólidos que não é mais relevante. Continuou sendo fabricado, ainda dentro de uma estratégica da marca. Mas chegou a hora de se aposentar e observar o que acontecerá a seguir.

A tendência, claro, é um crescimento gigantesco dos SUVs. De cinco a sete lugares; grandes e pequenos; montados em cima de nomes já conhecidos ou totalmente novos. Enfim, o futuro parece não dar espaço para carros com linhas conhecidas por anos. Tudo precisa ser novo daqui para frente.

Preço do novo Fox 2023

carros mais vendidos do Brasil
Divulgação/Volkswagen

Os valores para quem pensa em adquirir o sucessor do Fox talvez não possam ser calculados de acordo com os valores atuais. Mesmo no ano quem que, certamente, será seu último, o Fox ficou mais caro. O preço do novo Fox 2023 nem entra em discussão, diretamente, afinal, o modelo sequer será lançado. Bem, ao menos as especulações calculam que não.

O Fox já agoniza há alguns anos. Ele sempre encontra público suficiente para se manter em produção. Mas o que talvez tenha sido a pá de cal foi a mudança no mercado. Os SUVs estão ganhando muito espaço. Até modelos populares que rodam há décadas podem estar com os dias contados.

Fox Connect 1.6 MT R$ 62.340
Fox Xtreme 1.6 MT R$ 67.990

 

Esses dados dizem respeito ao modelo atual do Fox. Portanto, estão aqui apenas para vermos os valores aplicados no modelo. O Fox já foi bastante popular, e até pode voltar futuramente. Mas, no momento a atenção das companhias está voltada aos movimentos das concorrentes.

Há rumores até de uma nova geração do Gol que o torne algo totalmente novo. Ou seja, se até o Gol pode virar um tipo de SUV, vivemos uma era de extinção de modelos como ele. O Volkswagen Fox, infelizmente, parece não estar nos planos da montadora alemã no momento.

Consumo de combustível

novo fox 2023 ficha técnica
Divulgação/Volkswagen

Seja lá o que for que esteja nos planos da montadora alemã, não deve demorar muito para ser revelado. O mercado pede as novidades imediatamente. As empresas estão fazendo seus movimentos e criando o tempo todo. A preocupação com motores mais econômicos, por exemplo, é cada vez mais clara.

Além do baixo consumo e menor emissão de poluentes, estudos se dedicam a criação de novas formas de energia. Os motores elétricos e híbridos ganham fama e mostram que serão o futuro. Mas não para por aí. Propulsores solares e até a hidrogênio também estão nas mesas de trabalho das montadoras.

Motor 1.6

Consumo Gasolina Etanol
Estrada 11,8 km/l 8,2 km/l
Cidade 10,4 km/l 7,4 km/l

 

Os dados foram disponibilizados em “quilômetros por litro (km/l)”. Dessa forma fica mais fácil entender as informações. É sempre importante lembrar que os dados de consumo precisam vir de órgãos sérios e especializados. Um deles é o Inmetro (Instituto Brasileiro de Metrologia, Qualidade de Tecnologia.

Na dúvida, busque sempre essas instituições. Afinal, consumo de combustível é algo bem sério. Não podemos apostar parte da renda sem um estudo aprofundado. Os gastos com os carros, hoje, precisam ser colocados na ponta do lápis. E, até o momento, os carros ainda precisam de combustível para rodar.

Ficha técnica

fox saiu de linha
Divulgação/Volkswagen

O Fox que hoje roda nas ruas brasileiras, em sua versão mais nova, conta com motor 1.6 de oito válvulas MSI. O propulsor é bicombustível, com quatro cilindros em linha. A injeção é eletrônica multiponto. A transmissão é manual, de cinco velocidades. Direção elétrica.

Esses são alguns detalhes básicos da ficha técnica do Volkswagen Fox que o fizeram durar mais. Um possível substituto pode herdar parte dessa ficha técnicas. Mas, por enquanto, o foco em outros modelos tende a deixar o Fox e seu possível sucessor em stand by.

Leia também:

Spin 2023 aposta em visual, economia e segurança

Nova Saveiro 2023 muda de cara para concorrer com Fiat Strada

Novo Peugeot 208 2023 ganha motores 1.3 e 1.0 Turbo e mais desempenho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *