Novo Tiggo 5X 2023 reestilizado terá transmissão CVT sem dupla embreagem

Modelo mudará de cara novamente para brigar no mercado SUV

Novo Tiggo 5X 2023
Divulgação/Caoa Chery

Em primeiro lugar, vale deixar claro que estamos usando o termo novo Tiggo 5X 2023 para ajudar o leitor a entender de qual modelo estamos falando. Deixando isso dito, vamos aos detalhes que circulam na mídia especializada. De acordo com informações da Quatro Rodas, por exemplo, o modelo não terá mais o câmbio automatizado de dupla embreagem. Em vez disso, entra a transmissão CVT com simulação de oito velocidades.

Em 2022, os interessados já poderão contar com esse SUV chinês. A categoria está cada vez mais disputada. Espera-se inclusive o possível fim dos carros populares. Os SUVs pequenos e grandes estão dominando tudo. Começaram de forma relativamente tímida, em um mercado dominado pelos compactos. Agora, mandam em tudo.

Novo Tiggo 5X 2023 fotos
Divulgação/Caoa Chery

Por esse motivo, todas as montadoras estão com seus competidores desenvolvidos para brigar. Cada detalhe conta e, sem dúvida, o visual é um quesito muito importante quando estamos falando de SUV. A tecnologia é outro ponto muito avaliado.

Podemos começar a analisar o que está por vir com base no que já está aqui. A Caoa Chery tem mostrado que tem ótimos competidores. O marketing forte e os diferenciais dos modelos estão atraindo olhares. A cada ano, há mais carros da montadora circulando pelas ruas.

Novo Tiggo 5X 2023 ganha cara nova

Novo Tiggo 5X 2023 preço
Divulgação/Caoa Chery

O motor usado atualmente é o 1.5 turbo flex. É um propulsor de quatro cilindros com cabeçote e bloco em alumínio. Conta com duplo comando de válvula. O conjunto oferecer até 147 cavalos de potência à gasolina e 150 cavalos com etanol.

Esse mesmo motor é usado pela montadora chinesa no Chery Arrizo. As coisas vão mudar, mas, atualmente, o modelo conta com transmissão automatizada DCT, de seis velocidades, dupla embreagem, de produção alemã. Essa opção permite troca de marchas de forma manual, sequencialmente, com a alavanca central.

Novo Tiggo 5X 2023 câmbio
Divulgação/Caoa Chery

O condutor pode optar por duas modalidades de direção: Drive e Sport. A escolha pode ser feita com apenas um botão. Enfim, o novo Tiggo 5X 2023 contará com parte dessa tecnologia, exceto a parte da transmissão, que mudará, aparentemente.

Em termos de desempenho, ao menos até agora, o Caoa Chery Tiggo 5X faz de 0 a 100 km/h (quilômetros por hora), em 11 segundos. Em termos de velocidade máxima, alcança até 180 km/h. os dados sobre motorização são importantes, pois podem ser mantidos, diferentemente de outros quesitos.

Preço do novo Tiggo 5X 2023

carros mais bonitos SUV
Divulgação/Caoa Chery

Os movimentos estratégicos da Caoa Chery são realizados com muito cuidado. A montadora é relativamente nova na disputa, portanto, tem que dar cada passo com muito cuidado. Há concorrentes de peso lutando por espaço. Sendo assim, o preço do novo Tiggo 5X 2023 é mais um detalhe muito relevante.

O modelo perdeu uma versão de entrada que possuía. Isso reduziu consideravelmente um dos atrativos que esse concorrente possuía. Portanto, atualmente, conta com apenas uma opção. Mesmo estando dentro da média de preço da categoria, o preço do modelo pode não ser tão atrativo. A versão aposentada ainda oferecia um custo benefício atraente.

carros SUV Brasil
Divulgação/Caoa Chery

A versão TXS ficou sozinha e aumentou o preço. Além de oferecer menos opções, a Chery encareceu a que havia disponível. Não parece uma jogada muito esperta se o assunto é ganhar popularidade e posições no ranking de vendas da categoria.

Tiggo 5X TXS R$ 128.890

 

Esse é o calor praticado atualmente, sendo assim, o novo Tiggo 5X 2023 poderá ter mais altas no preço. Lembrando que usamos o nome do modelo para localizar o leitor, para que entenda de qual carro estamos falando. Enfim, se você quer um desses na garagem, já tem uma base de preço sobre a qual fazer os planos.

Consumo de combustível

Novo Tiggo 5X 2023 interior
Divulgação/Caoa Chery

De acordo com dados do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) temos informações sérias sobre o consumo. As informações, por enquanto, dizem respeito ao modelo atual. Portanto, não são relativos ao consumo de combustível do novo Tiggo 5X 2023.

Esse modelo teve a estreia, após reestilização, em 2022. O motor seguirá o 1.5, mesmo com as mudanças na transmissão. Detalhes podem influir no consumo de combustível, obviamente, mas uma média deve ser mantida com relação ao gasto registrado atualmente.

Consumo Gasolina Etanol
Cidade 9,8 km/l (quilômetros por litro) 6,7 km/l
Estrada 11,7 km/l 8 km/l

 

Novo Tiggo 5X 2023 consumo
Divulgação/Caoa Chery

Os dados mostram o desempenho do modelo na versão que está nas ruas agora. Essas informações, frutos de testes do Inmetro, levaram o modelo a ganhar a nota “D” dentro da categoria, e “C” dentro da média geral. Os tais testes estão ficando mais sofisticados e medindo outros valores, como a emissão de poluentes.

No caso do Tiggo X5 a emissão é de 0 g/km de CO2 ao usar etanol; e 126 g/km de CO2 abastecido com gasolina. A emissão de CO2 (dióxido de carbono) é cada vez mais relevando no mundo automotivo. Os carros que conseguem poluir menos ganham espaço em um futuro sem queima de combustíveis fósseis.

Novo Tiggo 5X 2023 câmbio
Divulgação/Caoa Chery

Leia também:

Nissan Kicks 2023 tem design e tecnologia como diferenciais

Nova Amarok 2023 conta com novo motor V6 em parceria com a Ranger

Nova L200 2023 tem desempenho superior e aposta em visual diferenciado

Novo Tiggo 5X 2023 fotos
Divulgação/Caoa Chery
Novo Tiggo 5X 2023 motor
Divulgação/Caoa Chery

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *