Novo Tiguan 2023 inova com tecnologia e design para brigar entre os SUVs

Tecnologia em motores, visual, diferenciais e ideias ótimas para evoluir entre os SUVs

novo tiguan 2023 preço
Projeção/Reprodução

Algumas marcas entendem bem o mercado. Saber evoluir, com tanta disputa, é o que mantém alguns modelos funcionando. O novo Tiguan 2023 continua os planos da Volkswagen para crescer no mercado SUV. Essa modalidade de carros está conquistando todas as categorias.

No marketing do modelo, que não está de brincadeira, o Tiguan é colocar em uma categoria diferente. Ele não é apenas um SUV, mas um SUVW. É inegável que esse modelo em um design diferenciado e muito bonito. Algumas montadoras optam pelo básico, e até pela cópia. Mas a VW mostrou que tem criatividade e originalidade.

Vários pontos podem ser trazidos de volta no novo Tiguan 2023, pois são itens que agradam aos usuários. É o caso do Active Info Display, que podemos resumir como um painel digital de alta resolução. Ali, os comandos são centralizados, em uma tela de 10,25 polegadas.

Esse detalhe faz com que o condutor possa personalizar e configurar todos os comandos em um só ponto. Tudo ao alcance dos dedos. O carro sob controle, em detalhes, sem que as mãos saiam do volante. Esses são apenas alguns dos primeiros atrativos. Mas há muito mais pela frente.

Novo Tiguan 2023 e os motores menores e mais eficientes

novo tiguan 2023
Projeção/Reprodução

Até o momento, a escolha da montadora é pelos motores TSI. Há diversas tecnologias que visam melhorar os motores. Uma dela é o Sownsizing (redução de tamanho em tradução livre). Enfim, isso faz com que esse motor seja menor, porém, mas potente.

Entre as vantagens desse motor estão: baixo consumo, maior potência, melhor desempenho e outras qualidades. Outro ponto importante, é que essa redução de tamanho acaba reduzindo também o peso total do veículo. O tempo trata motores ainda menores e ainda mais poderosos, além de mais econômico.

Um dos pontos importantes de um SUV é o espaço. Afinal, mesmo sendo compactos, os SUVs precisam ser espaçosos. Isso não mudará com o novo Tiguan 2023. A parte de dentro precisa fazer jus ao que vemos fora. Portanto, o espaço interno é muito válido no caso de um carro dessa categoria.

Para tanto, a marca usa da chamada “Estratégia Modular MQB”. Ela é responsável pelo conforto dentro do carro e pelo espaço interno importante. Do espaço do motorista ao banco traseiro, no caso do Tiguan, há espaço suficiente para curtir bastante a viagem, com conforto.

Preço do novo Tiguan 2023

Com a opção da Volkswagen por uma linha com menos opções, a lista de preços do novo Tiguan 2023 também fica mais simples. Os preços específicos desse modelo ainda não foram revelados, sendo assim, podemos nos basear nos valores praticados hoje para entender como será colocado no mercado em breve.

Tudo pode acontecer em pouco tempo. Os SUVs estão crescendo no mercado, portanto, a categoria fica mais disputada. Nessa linha de raciocínio, é preciso oferecer sempre mais e melhor. Ou seja, pode ser que tenhamos mais versões nos próximos meses ou mudanças na atual. Isso, claro, influirá no valor do carro. Tudo pode acontecer.

– Tiguan Allspace R-Line 350 TSI – R$ 236.090

Esse é o preço atual do Tiguan. E para sabermos o preço do novo Tiguan 2023 é necessário ficar de olho os valores anteriores a ele. Isso ajuda a calcular a alta e se vale a pena se avaliadas as novidades que ele trata. Alguns diferenciais atuais alteram o preço, como o teto solar panorâmico e o pacote Black Style.

São detalhes que a montadora coloca frente aos olhos dos consumidores para mostrar que o Tiguan pode ficar ainda mais atrativo. Quem quer, pode pedir, mas também pode levar para casa o original, sem os adicionais. Em vez de mais versões, há apenas uma, mas com detalhes que a enriquecessem.

Consumo de combustível

novo tiguan 2023 motor
Reprodução/VW

Os motores usados no Tiguan foram mudando através do tempo. O modelo já contou anteriormente com propulsor 1.4 TSI Total Flex, por exemplo. Agora, está disponível o 2.0 TSI. Ele integra a terceira geração da linha EA888. São 220 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque.

Os dados da mídia especializada apontam que essas mudanças trouxeram ganhos de 10% de potência, além de 25% de torque. O 2.0 TSI roda apenas à gasolina. Tem injeção de combustível realizadas de forma direta e multiponto. Isso proporciona um motor forte, quanto pedido, e econômico, no dia a dia.

Consumo Gasolina
Cidade 8,3 km/l
Estrada 9,6 km/l

 

A designação km/l se refere a “quilômetros por litro”, ou seja, é a forma mais fácil de entender o consumo do carro. O consumo do novo Tiguan 2023 pode ficar parecido com o que vemos na lista acima, principalmente se o motor for mantido. Nota-se um interessa da marca em deixar as opções mais enxutas e precisas.

Os dados sobre consumo de combustível precisam, sempre, ser buscados em sites especializados, sérios. Se você busca economia, desempenho, precisa avaliar com quem entender. O inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) realiza testes de consumo.

Ficha técnica

Atualmente o modelo conta com motor 2.0 à gasolina. São quatro cilindros em linha, 16 válvulas e injeção eletrônica de combustível direta. O conjunto oferece 220 cavalos de potência a 4.300 rpm. Em termos de torque, são oferecidos 35,7 kgfm. A motorização pode mudar nos próximos meses ou ser mantida, claro.

A transmissão oferecida no momento é a automática, de sete velocidades e dupla embreagem. A tração é integra e os freios contam com tecnologia de discos ventilados na frente e discos sólidos atrás. A direção é elétrica e as rodas tem 19 polegadas e são de liga leve.

Leia também:

Novo Tiggo 8 2023 aposta em tecnologia e visual incrível para ganhar espaço

Nova Amarok 2023 conta com novo motor V6 em parceria com a Ranger

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *