Novo Fiat Panda 2023 é carro elétrico mais acessível em preço

A era dos carros elétricos está começando

novo fiat panda 2023
Conceito Centoventi (Foto: Divulgação)

A principal novidade é que uma nova geração desse modelo chegou para modificar tudo. O futuro – não é segredo para ninguém – é dos carros elétricos. O novo Fiat panda 2023, portanto, já está dentro de um plano de popularização iniciado agora. O carro é mais barato do que outros modelos da marca bem mais conhecidos, por exemplo.

A marca italiana está pensando no futuro. E não estamos falando de um futuro distante. Pelo contrário, ganhar mercado com carros elétricos é exigência para agora. Os combustíveis fósseis dominam o mundo. Porém, esse é um recurso limitado, que acabará. Sem contar que é uma bomba para o meio ambiente.

novo fiat panda 2023 preço
Conceito Centoventi (Foto: Divulgação)

Antes dessa mudança, o Fiat Panda lembrava bastante o Uno que roda no Brasil. O Uno, por sua vez, tem um futuro meio incerto. É um clássico histórico, principalmente no Brasil. O problema é que pode se tornar um problema, estrategicamente falando. Bem, ao menos no caso do novo Fiat Panda 2023, já sabemos que deve ser totalmente elétrico, assim como o atual, que inicia a nova geração.

O principal objetivo do Fiat Panda, transformado, é popularizar os carros elétricos. Ou seja, pretende facilitar o acesso a modelos que, até agora, são itens tidos como luxuosos. O Fiat Panda elétrico compartilha a mesma plataforma usada pelo Fiat 500 elétrico. A estética, obviamente, também obedecerá a intenção de dar uma cara bem nova ao modelo.

Novo Fiat Panda 2023 que iniciar a era dos carros elétricos para todos

novo fiat panda 2023 fotos
Conceito Centoventi (Foto: Divulgação)

O visual do Panda, seguindo uma linha interessante, buscará atrair públicos específicos. Ao menos inicialmente. Portanto, no começo, foca em quem quer experimentar carros elétricos e, com isso, atrair um público mais geral. Para tanto, o visual também é essencial para o fim desejado.

Apesar da história do Uno no Brasil, talvez não fosse tão interessante ter um carro elétrico com a cara do Uno. Por outro lado, a marca já tem seu estilo, linhas, escolhas e projetos. Enfim, o novo Fiat Panda 2023, assim como o 2022, inspira-se no carro conceito Centoventi. Essa é a cara dos carros elétricos populares da Fiat atualmente.

Os planos, inicialmente, viam introduzir o pequeno e eficiente carro elétrico no mercado europeu. Sendo assim, o Brasil não deve estar na primeira onda de intenções. Mas o mercado nacional é bastante interessante para muitas marcas. Isso deixa claro que é questão de tempo até que o Panda elétrico apareça por aqui, depois dos testes de popularidade.

Espera-se, inicialmente, que o carro seja lançado com uma unidade de bateria com autonomia de 100 quilômetros. Há modelos mais caros, luxuoso e bem específicos, que alcançam até 600 quilômetros com suas baterias. O Panda é mais popular, sendo assim, a autonomia menor é compreensível. O carro é pequeno e um sistema de baterias mais complexo poderia deixa-lo bem pesado.

Preço do novo Fiat Panda 2023

novo fiat panda 2023 elétrico
Conceito Centoventi (Foto: Divulgação)

Em primeiro lugar, o modelo é uma aposta. Está em um plano muito bem desenhado, elaborado e claro. Mesmo assim, é uma aposta. O preço dele, sem dúvida, é um dos pontos mais importantes nesse plano. Obviamente, tornar um carro mais popular sem ter um preço acessível seria, no mínimo, desorganizado.

Espera-se que o preço do novo Fiat Panda 2023 acompanhe os planos lançados para o 2022. Ou seja, um preço que o torne mais barato do que o Fiat 500, por exemplo. Em moeda nacional, o 500 está na casa dos R$ 250 mil. Um carro elétrico mais barato do que isso é animador para quem quer tentar.

Em entrevista à AutoExpress UK, o presidente da marca, Oliver François, disse que esse plano visa “despertar o gigante adormecido”. Em suma, a montadora quer dar início à era dos elétricos para todos. Mas, para tal, precisa lançar um elétrico para alguns. Isso, pois nem todo mundo – quase ninguém, na verdade – pode pagar R$ 250 mil em um carro.

Para que o pontapé inicial seja dado, o Panda tem design simples, porém, chamativo. Baseado no conceito Centoventi, como já dito. As linhas são simples, e isso não é problema. A cara de carro elétrico está ali, gritando por atenção. As cores também são limitadas, mas a marca deve oferecer opções interessantes de personalização.

Leia também:

Nova Saveiro 2023 muda de cara para concorrer com Fiat Strada

Novo Spin 2023 aposta em visual, economia e segurança

Novo Polo 2023 tem desempenho e design como atrativos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *