Novo Jetta 2023 fica mais econômico sem perder potência

O mundo não parar e, a cada ano, os carros que conseguem mostrar mais economia sem perder potências são os que mais agradam. Ao menos são os que mostram mais potencial de evolução. O novo Jetta 2023 aparece com motor mais econômico, mas, nem por isso, perde a potência.

Nessa reestilização, o motor 2.0 TSI,  com quatro cilindros, turbo, é o que fica no modelo. Ele oferece potência de 230 cavalos e 35,9 kgfm. Porém, a manutenção desse propulsor não indica que tudo ficou na mesma. Pelo contrário, pois houve uma evolução focada em não perder força.

novo jetta 2023 fotos

(Foto: Divulgação)

Entra em cena a transmissão DSG, automatizada, com dupla embreagem. A modificação foi um dos quesitos que ajudou o motor a ficar mais econômico. Os resultados existem e são positivos, mas não são tão gritantes assim. Há clara dedução no consumo, porém, não é tão diferente do que vemos atualmente.

O Jetta GLI atual tem dados parecidos com o que deveremos ver com o novo Jetta 2023. A indicação de que a marca está preocupada em oferecer mais é ponto positivo, sem dúvida. O tempo dirá se teremos evoluções mais revolucionárias para o modelo.

Novo Jetta 2023 tem motores diferentes e consumo varia entre EUA e Brasil

Vamos aos dados de consumo, para vermos na mesa o quanto a diferença aparece, teoricamente, nas ruas e estradas. O Jetta GLI atual consegue marcar 10,9 km/l (quilômetros por litro) na cidade e 14,9 km/l na estrada. Isso, claro, com as configurações que temos por aqui.

Se considerarmos a transmissão manual, de seis velocidades – que não temos no Brasil – os dados mudam. Nesse caso, os registros mostram 11 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada. A diferença é mais chamativa na estrada, claro. Na cidade, os dados são praticamente os mesmos.

novo jetta 2023

(Foto: Divulgação)

O novo Jetta 2023, com seu motor 2.0 atualizado, não fica tão distante disso. São 11 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada. Enfim, ele continua potente, mostrou que está mais econômico, mas são mudanças bem sutis nesses quesitos. Por outro lado, evolução é evolução.

Nos Estados Unidos, a mudança de motorização foi outra. Atualmente, saiu o propulsor 1.4 TSI turbo, com quatro cilindros. Ele oferecia 150 cavalos de potência, feito no Brasil. Entrou no lugar dele o 1.5 TSI, que vem da Europa. Ele também oferece 150 cavalos de potência, com 25,5 kgfm de torque.

A novidade, é que o motor é mais econômico. Nesse caso, temos dados mais relevantes do que vimos anteriormente. São 13,3 km/l na cidade, e 17,5 km/l na estrada. O motor 1.4 TSI fazia 12 km/l na cidade e 16,5 na estrada.

Visual

Apesar de parecer querer dar o pontapé inicial em uma geração nova, as mudanças são bem suaves no Brasil. Quem olhar não verá atualizações estéticas gritantes. A parte da frente tem novas entradas de ar integradas na parte de baixo. Itens esses cercados por linhas vermelhas interessantes.

Ainda falando da parte da frente, temos uma grade frontal maior e mais chamativa. Foram realizadas modificações na parte de trás também, para que o sedã fique com mais cara de esportivo. O plástico preto aumentou essa área, na parte de baixo.

novo jetta 2023 preço

(Foto: Divulgação)

O modelo mantém o escapamento duplo, que deixa o fundo do carro bem bonito. Um cano de cada lado. Outra novidade visual está onde muito apaixonados por carro prestam muita atenção. As novas rodas de liga leve, pintadas em preto, deixam o visual ainda mais interessante.

Para fechar a conta das mudanças estéticas, é utilizado agora o volante do Nivus. Bonito, cheio de estilo e bastante chamativo no interior atualizado. O painel digital também ganha novos detalhes e funcionalidades para não perder a concorrência de vista, afinal, a conectividade e o painel estão nos investimentos de muitas marcas.

Leia também:

Novo Fiat Pulse 2023 herda o melhor da categoria para avançar entre SUVs

Nova Nissan Frontier 2023 ganha pontos em segurança e renova visual

Novo Toyota Yaris 2022 hatch e sedã é grande aposta da marca pela qualidade

Está matéria tem 0 comentários. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *