Nova R1T Rivian 2023: Picape elétrica tem quatro motores e desempenho incrível

Modelo concorre com Ford F-150 Lightning e GMC Hummer EV SUT

Nova R1T Rivian 2023
(Marc Urbano/Car and Driver)

A nova Rivian R1T 2023 é uma picape totalmente elétrica de aparência futurista que possui quatro motores elétricos, aceleração rápida de raios e 505 quilômetros milhas de autonomia estimada.

Essas credenciais e mais detalhes ajudam o primeiro modelo da Rivian – uma startup com sede em Irvine, Califórnia – a ganhar um prêmio Editores’ Choice do site Car and Driver. Com 215,6 polegadas de comprimento, o R1T somente para tripulação divide a diferença de tamanho entre picapes médias como a Ford Ranger e caminhões em tamanho real como a Ram 1500.

A R1T é o primeiro caminhão elétrico a chegar à produção no que está se configurando para ser um mercado competitivo, em breve incluirá a Ford F-150 Lightning e a GMC Hummer EV SUT. A R1T será vendido diretamente aos consumidores, embora a Rivian diga que também criará uma rede de centros de serviços e lojas semelhantes à Tesla.

Nova R1T Rivian 2023: Desempenho e detalhes

Nova R1T Rivian 2023 fotos
(Roy Ritchie/Car and Driver)

Para o primeiro ano de modelo do R1T, em 2022, ela só é oferecida com uma configuração quad-motor e uma bateria “Grande” de 128,9 kWh. Uma bateria padrão menor e uma bateria “Max” maior devem entrar em produção no próximo ano, juntamente com uma nova opção de motor duplo que se diz gerar mais de 600 cavalos de potência.

A Rivian também aumentou substancialmente o preço do R1T 2022, um movimento que originalmente afetou pessoas que fizeram reservas antes de 1º de março de 2022, mas a decisão de manter as reservas originais foi tomada rapidamente após a reação dos clientes.

Preço da nova R1T Rivian 2023

picapes elétricasv
(Marc Urbano/Car and Driver)

A Launch Edition foi oferecida primeiro, mas está esgotada há muito tempo, deixando a base explorar e modelos adventure mais bem equipados como opções para os compradores atuais.

A adventure adiciona várias características desejáveis, incluindo um sistema estéreo meridiano, assentos dianteiros aquecidos e ventilados, estofamentos mais extravagantes e acabamento interno de madeira.

Explore: US $ 79.500.

Adventure: US $ 79.500.

Motor, potência e desempenho elétrico

Nova R1T Rivian 2023 imagens
(Marc Urbano/Car and Driver)

A tração integral é padrão no R1T 2022, mas usa um arranjo diferente do Tesla Model X: Cada roda do Rivian é alimentada por seu próprio motor elétrico. O R1T possui até 835 cavalos de potência e faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos.

Isso faz dela a picape mais rápida testada pela equipe da Car and Driver. A suspensão ajustável será padrão no lançamento e pode ajustar a altura de desembaraço de oito a 14 polegadas. Isso deve ser mantido na nova R1T Rivian 2023.

Enquanto cada versão do R1T atualmente possui um motor elétrico em cada roda, uma versão de motor duplo acabará sendo oferecida, também. Junto com a tração integral, ele vai gerar mais de 600 cavalos de potência.

A configuração do quadriciclo permite que o R1T faça o que Rivian chama de Giro de Tanque, que define os motores elétricos para girar as rodas esquerdas na direção oposta das direitas para girar o caminhão em seu eixo.

Durante o primeiro test drive, realizado nas Montanhas Rochosas do Colorado, foram comprovadas as impressionantes capacidades off-road do R1T, bem como seu desempenho na estrada.

Alcance, carregamento e duração da bateria

Nova R1T Rivian 2023 preçov
(Marc Urbano/Car and Driver)

Para 2022, o R1T só é oferecido com uma bateria “Grande” de 128,9 kWh, que tem uma autonomia de condução com classificação EPA de 505 quilômetros.

Espera-se que uma bateria padrão menor esteja disponível no próximo ano, com a Rivian afirmando que tem um alcance de pelo menos 418 quilômetros.

A bateria “Max” será o maior pacote disponível e também deverá chegar no próximo ano; A Rivian afirma que o modelo é capaz de pelo menos 647 quilômetros por carga.

Leia também:

Novo Chevrolet Seeker 2023 é SUV com cara de cupê e maior do que o Tracker

Nova Ford F-150 Lightning 2023: Primeira picape elétrica da Ford faz sucesso incrível de vendas

Nova Honda Ridgeline 2023: Picape concorre com Ford Ranger, Chevrolet Colorado e Jeep Gladiator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *