Nova geração da RAM terá motor a hidrogênio poderoso e menos poluente
O futuro é agora. As marcas já correm para trazer seus diferenciais no disputado mercado das picapes. E uma das mais amadas e almejadas do mundo não pode ficar de fora. A nova geração da RAM aposta em tecnologia e olha para algo que deve se tornar mais comum em breve.
Todas as partes do planeta sofrem com as altas nos preços dos combustíveis. Isso é um sinal de alerta que chega mais cedo do que o esperado. Os combustíveis fósseis não são eternos, isso não é segredo. Uma hora ou outra as formas de energia alternativas teriam que se sobrepor.
Nada mais justo e estratégico, então, do que já começar a colocar nas ruas motores com propulsão diferenciada. Esses motores, além de mais tecnológicos trazem outro ponto muito importante: eles são menos poluentes e o meio ambiente agradece.
Os carros elétricos avançam em popularidade e interesse do público. Porém, há mais alternativas. No caso da gigantesca picape RAM, motores a hidrogênio estão entre as apostas da montadora. Imagine uma máquina forte, poderosa e que polui bem menos!
Nova geração da RAM já está bem avançada nas mesas de projeto
Quem nunca viu uma picape dessas nas ruas e ficou impressionado com o porte dela? Pois é! A linha Heavy Duty já é pensada com motor a hidrogênio. A notícia de que o hidrogênio se tornaria prioridade na motorização da RAM ocorreu durante a apresentação do Dare Forward 2030, da Stellantis.
A montadora ainda apresentou vantagens do hidrogênio, se comparado aos carros elétricos. Entre elas, as mais interessantes são: rapidez no abastecimento (os carros elétricos precisam recarregar as baterias); e a autonomia. O abastecimento dos cilindros com o gás leva três minutos apenas.
A única parte “suja” de um novo mercado do hidrogênio como combustível pode ser a produção dele. Estamos falando de um material com alta densidade energética. Mas se a produção também for repensada e se tornar renovável, esse se torna um combustível verde em quase todos os sentidos.
Produção dos motores
A empresa Cummins é a responsável pelos poderosos motores da picape. Sendo assim, a nova geração da RAM deve contar ainda com essa parceria. É sob esse selo que é produzido o impressionante motor 6.7 turbodiesel. Esse é o propulsor usado na gama 2500/3500 da RAM.
Foi apresentado, pela Cummins, um novo motor chamado de X15H. Ele é movido exclusivamente a hidrogênio, com um deslocamento de 15 litros. Ele tem características dos motores atuais, movidos a biocombustível e derivados de petróleo. Isso pode fazer com que o preço final do carro não seja tão impactado pelo motor escolhido.
Mesmo que seja algo “para ontem”, ainda vai levar um tempo. Os motores a hidrogênio da RAM devem estar nas ruas em 2027, portanto, acompanharão os modelos 2028 da máquina.
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