Nova geração da RAM terá motor a hidrogênio poderoso e menos poluente

Uma novidade que preserva a força da máquina, mas de forma verde

nova geração da RAM
(Foto: Divulgação)

O futuro é agora. As marcas já correm para trazer seus diferenciais no disputado mercado das picapes. E uma das mais amadas e almejadas do mundo não pode ficar de fora. A nova geração da RAM aposta em tecnologia e olha para algo que deve se tornar mais comum em breve.

Todas as partes do planeta sofrem com as altas nos preços dos combustíveis. Isso é um sinal de alerta que chega mais cedo do que o esperado. Os combustíveis fósseis não são eternos, isso não é segredo. Uma hora ou outra as formas de energia alternativas teriam que se sobrepor.

nova geração da RAM picape
(Foto: Divulgação)

Nada mais justo e estratégico, então, do que já começar a colocar nas ruas motores com propulsão diferenciada. Esses motores, além de mais tecnológicos trazem outro ponto muito importante: eles são menos poluentes e o meio ambiente agradece.

Os carros elétricos avançam em popularidade e interesse do público. Porém, há mais alternativas. No caso da gigantesca picape RAM, motores a hidrogênio estão entre as apostas da montadora. Imagine uma máquina forte, poderosa e que polui bem menos!

Nova geração da RAM já está bem avançada nas mesas de projeto

nova geração da RAM motor hidrogênio
(Foto: Divulgação)

Quem nunca viu uma picape dessas nas ruas e ficou impressionado com o porte dela? Pois é! A linha Heavy Duty já é pensada com motor a hidrogênio. A notícia de que o hidrogênio se tornaria prioridade na motorização da RAM ocorreu durante a apresentação do Dare Forward 2030, da Stellantis.

A montadora ainda apresentou vantagens do hidrogênio, se comparado aos carros elétricos. Entre elas, as mais interessantes são: rapidez no abastecimento (os carros elétricos precisam recarregar as baterias); e a autonomia. O abastecimento dos cilindros com o gás leva três minutos apenas.

A única parte “suja” de um novo mercado do hidrogênio como combustível pode ser a produção dele. Estamos falando de um material com alta densidade energética. Mas se a produção também for repensada e se tornar renovável, esse se torna um combustível verde em quase todos os sentidos.

Produção dos motores

motor a hidrogênio picapes
(Foto: Divulgação)

A empresa Cummins é a responsável pelos poderosos motores da picape. Sendo assim, a nova geração da RAM deve contar ainda com essa parceria. É sob esse selo que é produzido o impressionante motor 6.7 turbodiesel. Esse é o propulsor usado na gama 2500/3500 da RAM.

Foi apresentado, pela Cummins, um novo motor chamado de X15H. Ele é movido exclusivamente a hidrogênio, com um deslocamento de 15 litros. Ele tem características dos motores atuais, movidos a biocombustível e derivados de petróleo. Isso pode fazer com que o preço final do carro não seja tão impactado pelo motor escolhido.

Mesmo que seja algo “para ontem”, ainda vai levar um tempo. Os motores a hidrogênio da RAM devem estar nas ruas em 2027, portanto, acompanharão os modelos 2028 da máquina.

Leia também:

Nova Ford F-150 Raptor: A picape poderosa que encara a Ram TRX

Como será a Hilux 2023?

As maiores picapes do mundo: 10 incríveis monstros sobre rodas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *