Nova VW Amarok 2023 custa caro e se une à Ford Ranger

Volkswagen revela sua picape Amarok de segunda geração

nova vw amarok 2023
(Foto: Divulgação)

Com as vendas da Amarok de primeira geração lançadas em 2010, totalizando mais de 830.000 em todo o mundo, a VW tem grandes esperanças para seu sucessor, com mercados-chave, incluindo Austrália, Nova Zelândia, África, Oriente Médio e Europa. A nova VW Amarok 2023 é uma grand aposta.

Entrelaçada com a mais recente Ford Ranger, ao lado da qual foi concebida, desenvolvida e projetada em um programa de “aliança global” que ocorreu na Austrália, Alemanha e Estados Unidos, a Amarok está prevista para ir à venda em mercados selecionados até o final de 2022.

picapes mais vendidas
(Foto: Divulgação)

Os principais desenvolvimentos para o novo VW incluem estilo mais ousado, um interior mais luxuoso com novas funções digitais e mais de 30 sistemas de assistência ao motorista, bem como uma gama mais ampla de motores, incluindo um V-6 diesel 3.0L turbo de 247 cv.

Nova VW Amarok 2023 divide muita coisa com a Ranger

nova vw amarok 2023 valor
(Foto: Divulgação)

As vendas iniciais da Amarok serão centradas em torno de uma versão de cabine dupla de 4 portas. A VW também confirma que um modelo de cabine única de 2 portas se juntará à linha no próximo ano como parte de um esforço conjunto para ver a Amarok desafiar rivais estabelecidos como o Toyota Hilux, Mitsubishi L200 Triton e Ford Ranger – este último compartilhando seu chassi, pacote mecânico, arquitetura elétrica e outros elementos-chave.

Como sugerido em esboços de design anteriores emitidos pela marca, a nova VW Amarok de 2023 assume uma aparência distintamente mais moderna com uma frente superior com faróis angulares (opcional com a funcionalidade IQ Light da Volkswagen e propriedades de matriz) com luzes diurnas de novo visual, uma grade de linha fina e um gráfico chamado de para-choque dianteiro de design X.

“Para a nova geração, modificamos significativamente o design da Amarok, agora é mais expressivo”, diz Albert Kirzinger, chefe de design da Volkswagen Commercial Vehicles (VWCV) em Hanover, Alemanha.

Mais novidades e semelhanças com a Ranger

nova vw amarok 2023 lançamento
(Foto: Divulgação)

Assim como os pontos de força estruturais sob seu corpo de aço, vários elementos dentro do exterior são comuns com a Ford Ranger, incluindo o para-brisa, teto, janelas laterais e traseiras, maçanetas das portas e caixas de espelho. O restante, incluindo o design do capô, para-lamas e peles de porta externa, é exclusivo do Amarok.

Ao longo das laterais, a picape de segunda geração recebe rodas maiores. A Volkswagen também forneceu à Amarok uma barra de estilo mais proeminente. Ele serve para alongar visualmente a cabine, dando ao novo modelo uma pitada adicional de estilo em comparação com seu antecessor.

A caixa de carga oferece uma carga útil aumentada de até 1.160 kg. Ele pode ser protegido com uma tampa de rolo operada eletricamente semelhante à oferecida no Ford Ranger Wildtrack e operada a partir da própria caixa de carga, dentro ou remotamente através da chave fob.

Motorização

nova vw amarok 2023 preço
(Foto: Divulgação)

A Amarok será produzida com três motores em sete potências diferentes, mas nem todas compartilhadas com a Ranger. Eles incluem um 2.0L diesel 4-cyl. desenvolvendo 148 cv e 228 cv em forma de turbo único, bem como 201 cv e 207 cv em disfarce biturbo.

Ele é acompanhado por um V-6 diesel 3.0L diesel maior com 237 cv ou 247 cv, dependendo do mercado em que é vendido – ambos com 443 lb.-ft. (601 Nm) de torque. Um motor a gasolina 2.3L turbinado com 298 cv também vai figurar desde o início das vendas ainda este ano.

No total, existem quatro caixas de câmbio diferentes, incluindo manuais de 5 e 6 velocidades, bem como automáticas de 6 e 10 velocidades.

Os compradores também poderão escolher entre dois sistemas diferentes de tração integral 4Motion, dependendo do motor: um oferecendo propriedades de meio período com base nas condições de condução e outro com propriedades permanentes e um caso de transferência eletromecânica de 2 velocidades.

Preço da nova VW Amarok 2023

O preço da nova Amarok 2023 v6 pode chegar à casa dos R$ 320 mil.

A produção da Amarok de segunda geração está programada para ser lançada em setembro na fábrica da Ford Silverton em Pretória, África do Sul. O modelo de primeira geração continuará a ser produzido na fábrica da VW em Pacheco, Argentina, para vários mercados sul-americanos.

Leia também:

Nova Hyundai Santa Cruz é potente e disputará com Fiat Toro e Ford Maverick

Nova Chevrolet Montana: GM exibe linhas lindas da nova picape

Nova Shanhai Poer 2023: picape chinesa poderá vir ao Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *