Nova Lotus Spectre define padrão de hiper SUV elétrico extremamente potente

Uma máquina incrível, poderosa e futurista

Nova Lotus Spectre
(Foto: Divulgação)

O mundo dos carros evolui a passos largos. A cada semana, praticamente, há novidades que têm potencial para mexer com o mercado. A nova Lotus Spectre, por exemplo, pavimenta a pista para mostrar como deve ser um hiper SUV elétrico.

Foi apenas no outro dia que a Lotus estabeleceu o padrão para os EVs (carros elétricos) depois que o Evija foi anunciado como o carro de produção mais potente graças à sua classificação de 1.470 kW de uma configuração de motor elétrico quádruplo.

Nova Lotus Spectre eletre r
(Foto: Divulgação)

Faria sentido, então, que, se a Lotus tivesse esse tipo de tecnologia disponível, ela filtraria para outros modelos, e isso foi feito exatamente com o novo Eletre. O SUV é o primeiro para a marca, eles não fizeram um SUV antes e, embora seja o primeiro, todos os três acabamentos também são totalmente elétricos.

Este novo ataque britânico ao mercado de SUVs vê a Lotus lançar o Eletre, o Eletre S e o Eletre R de topo de gama. Este último é tão bom nas apostas de potência que o desempenho resultante ultrapassa facilmente o território de desempenho dos supercarros.

Na verdade, as alegações de desempenho são tão impressionantes que parece que um novo segmento de automobilismo foi criado pela Lotus – o Hyper SUV.

Nova Lotus Spectre Eletre R

Nova Lotus Spectre desempenho
(Foto: Divulgação)

O Eletre e o Eletre S compartilham o mesmo trem de força, uma versão de velocidade única de 450 kW (603 hp) que oferece uma autonomia máxima de 600 km saudáveis e desempenho bastante decente – o torque é poderoso a 710 Nm.

O Eletre R é a versão que forçou a existência do termo “hiper SUV”. Neste modelo que já viu inúmeros fãs em todo o mundo fazendo pedidos para um, o trem de força garantiu ao Eletre R o título de SUV elétrico puro de motor duplo mais rápido do mundo.

Nesta configuração, os motores duplos são classificados e um absurdamente poderoso 675 kW, o que é apenas 55 hp a menos de 1 000 hp se voltarmos para a medição de potência arcaica dos EUA.

O torque é igualmente impressionante em 985 Nm. Os dois modelos “mais lentos” podem atingir a marca de 100 km/h em apenas 4,5 segundos, o que é muito rápido, mas o Eletre R pode esmagá-lo em apenas 2,95 segundos. Também impressionante é que a bateria de 112 kWh também pode ver até 80% de carga em apenas 20 minutos.

Preço da nova Notus Spectre Eletre R

Nova Lotus Spectre preço
(Foto: Divulgação)

No Reino Unido, o Eletre custa a partir de £ 89.500 (R1 700.000 ex todas as cargas bobas) para a especificação padrão que inclui cinco modos de acionamento, suspensão pneumática ativa, vetorização de torque, faróis LED matriciais, grade frontal ativa e rodas forjadas de 10 raios de 22 polegadas.

Vai chegar à África do Sul? Provavelmente por encomenda especial através de importadores independentes, porque a marca não é tão popular por lá, exceto entre os fanáticos por modelos específicos.

Matt Windle, Vice-Presidente do Grupo e Diretor Geral da Lotus Cars, comentou: “A confirmação dos preços e especificações do Lotus Eletre é um momento-chave na transformação da Lotus através da nossa estratégia Vision80. O lançamento do Eletre é o próximo passo natural para a Lotus. Carros esportivos de dois lugares não são para todos, e queremos oferecer uma Lotus para todas as fases da sua vida. O Eletre é o começo disso.”

Já no Brasil, o carro não entra na lista de prioridades para o mercado.

Leia também:

Nova Ford Transit 2023 tem câmbio automático do Mustang e versão elétrica

Nova Toyota Pick-up EV pretende repetir sucesso da Hilux entre carros elétricos

Novo Polo Track 2023 chega por R$ 79.990 para substituir o Volkswagen Gol que sai de linha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *