Nova Amarok esportiva visa encarar Ford Ranger Raptor

Picape mais poderosa não entraria na parceria entre Volkswagen e Ford

nova amarok esportiva
(Foto: Divulgação)

No Brasil vemos uma disputa acirrada entre picapes médias. Todas as concorrente são incríveis e, para manter a competitividade, precisam se mexer e oferecer mais do que o básico. A nova Amarok esportiva, da Volkswagen, por exemplo, não deixa de ser uma possibilidade.

A Ford já colocou sua concorrente entre as picapes médias no rol das esportivas. Estamos falando da Ranger Raptor. Há um acordo de compartilhamento de plataformas e e até motores atualmente, mas a Amarok não entrou na ala esportiva.

Sendo assim, para não ficar atrás, a concorrente alemã pode estar a caminho de recuperar o prejuízo. De acordo com o Gerente de Produto da Volkswagen Commercial Vehicles, Petr Silc, a Amarok pode receber um opção mais poderosa.

Nova Amarok esportiva tem obstáculos pelo caminho

nova amarok esportiva Ford Ranger
(Foto: Divulgação)

A revelação ocorreu ao site Drive, durante a apresentação da nova Amarok na Austrália. A marca, segundo ele, estaria colocando tudo na mesa para avaliar a possibilidade. Se isso acontecer, a montagem do modelo não ocorreria em parceria com a Ford. Mas a fala dele deixa um tanto incerta a chegada a nova Amarok esportiva:

“Se você me perguntar (se deve haver ou não uma Amarok Esportiva), como gerente de produto, eu vou te dizer não. Se me perguntar como alguém da área de vendas, eu vou te dizer que é óbvio, imediatamente”. Enfim, o que isso quer dizer, na prática?

Na prática, será realizado um estudo para entender a viabilidade do investimento. O objetivo é simples: saber se o modelo venderia o suficiente para justificar os gastos. Seria preciso provar que o a aposta seria mais do que uma aposta.

Desenvolvimento solo e novas parcerias para trazer motor competitivo

nova amarok esportiva lançamento
(Foto: Divulgação)

Como já dito, o desenvolviendo da Ford Ranger e da Volkswagen Amarok fizeram parte de uma convênio entre as marcas, para facilitar a produção. Mas, no caso da Ranger Raptor, o carro foi feito fora dessa parceria. Sendo assim, para fazer uma nova Amarok Esportiva, a Volkswagen terá que trabalhar sozinha do desenvolvimento e montagem.

A Ford Range Raptor roda com motor 3.0 V6 biturbo, da Ford mesmo. Sendo assim, a VW terá que encontrar um motor próprio, ou outra parceria, para ter um propulsor competitivo. Há a possibilidade, por exemplo, de parceria com a Walkinshaw, empresa australina por trás da Amarok W580.

A Walkinshaw poderia buscar um uso mais eficiente do motor 3.0 V6 turbo, já usado antes. Isso poderia resultar em potência acima dos 258 cavalos. A possibilidade está clara, mas os gastos e dificuldades podem dificultar a realização.

Leia também:

Nova Fiat Landtrek: Fiat estreia entre picapes médias contra Hilux, Ranger e S10

Nova Chevrolet 3100 2024: Clássico é ressuscitado com visual original e motor elétrico

Nova picape Toyota Stout incomoda Toro, Santa Cruz e Maverick

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *