Nova picape Kia ganha renderização baseada na GMC Sierra

Modelo pretende iniciar carreira da marca na Austrália, visando EUA no futuro

nova picape kia
(Foto: Kleber Silva/Reprodução)

A Kia não é sinônimo de picapes, e está tudo bem. Mesmo na Coreia do Sul, a montadora não tem nada que possa competir com os gostos pela Ford Ranger de tamanho médio ou da Ram 1500 de tamanho normal. Mas uma nova picape Kia não está fora das possibilidades.

Talvez já dentro dos próximos meses possamos ver algo acontecer. Estamos falando de uma picape de carroceria sobre chassi com uma grade de nariz de tigre que será vendido na Austrália e em algumas outras partes do mundo.

Esperado para ser lançado em 2022 ou 2023, o modelo ainda a ser nomeado será uma versão projetada com emblema de uma picape Hyundai. O diretor de operações da Kia Austrália disse em julho de 2019 que o trabalho já está em andamento e que os estilos de carroceria vão variar de uma cabine única a uma cabine dupla um pouco mais espaçosa.

Nova picape Kia foi imaginada por designer especializado em carros

Uma possibilidade foi imaginada por Kleber Silva com a cara e as lanternas traseiras da Telluride e a carroceria da GMC Sierra de meia tonelada. Não se pode deixar de imaginar o quanto a Kia copiará das marcas americanas, afinal, eles são os mais proficientes em projetar picapes e também vendem a maioria dos caminhões por uma longa margem.

Nova pick up Nissan Frontier 2024 passa por atualizações de meio ciclo e traz novidades

No entanto, não se prepare para a disponibilidade nos EUA porque nem a Kia nem a Hyundai querem perder para a Ford, General Motors e Ram. Isso nos leva à Austrália, que é a terra da picape de tamanho médio, que deve ser o padrão do caminhão misterioso. O nível ouro para o reboque neste segmento é de 3.500 kg, enquanto a carga útil deve exceder 1.000 kg, números que devem dar à Toyota Hilux uma corrida por seu dinheiro.

Concorrência acirrada

nova picape kia telluride
(Foto: Kleber Silva/Reprodução)

Falando nisso, a Kia está pronta para oferecer uma alternativa mais acessível à Hilux mais vendida e à Ford Ranger, as duas médias mais populares. A Toyota começa em 22.325 dólares na Austrália para o nível de acabamento Workmate com tração traseira, enquanto a Blue Oval está cobrando 28.340 para o XL Low Rider com o turbodiesel de 2,2 litros e uma caixa automática de seis velocidades.

Tanto a Kia quanto a Hyundai, provavelmente, estão se esforçando para popularizar suas picapes na Austrália antes de tentarem o mercado dos EUA para a segunda geração desses modelos, mas só o tempo dirá se as empresas sul-coreanas farão um case de negócios para a venda de picapes na América do Norte. Afinal, é o mercado mais difícil de quebrar porque as Três Grandes de Detroit têm muito mais experiência neste segmento.

A Hyundai se prepara para lançar o picape Santa Cruz no próximo ano nos EUA. O modelo monobloco será fabricado no Alabama (EUA), e as chances são de que o recém-chegado estará à venda como um modelo de 2022 se tudo correr conforme o planejado.

Leia também:

Nova pick-up GMC Canyon 2023 completona ficou caríssima

Nova Ford Maverick Tremor 2023: Modelo ganha pacote aventureiro fantástico