Nova Ram 1500 Revolution BEV 2024: Picape elétrica é incrível em todos os sentidos

Modelo futurista e cheio de luzes impressiona e aponta futuro da marca

Nova Ram 1500 Revolution BEV 2024 Brasil
(Foto: Divulgação)

Enquanto a Ford está ocupada produzindo milhares de F-150 Lightnings de sua fábrica de Dearborn, Michigan (EUA), e a Chevrolet está preparando a Silverado EV para seu lançamento, muita coisa está acontecendo. A nova Ram 1500 Revolution BEV 2024 foi apresentada, em conceito, e é impressionante.

Este ano, a Ram até agora ficou de fora da corrida armamentista de picapes elétricas. Mas agora na Consumer Electronics Show de 2023, a marca revelou o conceito 1500 Revolution BEV, apresentando uma picape elétrica 1500 que chegará em 2024 e dando as primeiras dicas sobre a futura direção estilística da marca.

Nova Ram 1500 Revolution BEV 2024 picape
(Foto: Divulgação)

O conceito ostenta um visual elegante, com uma distância entre eixos esticada e um para-brisa traseiro incomum. A dianteira escurecida é dominada por um emblema “RAM” iluminado entre os faróis de LED, ao qual a Ram se refere como tendo um design de “diapasão”. A placa de derrapagem robusta no para-choque esconde ganchos de reboque integrados, e as lanternas traseiras e o emblema da Ram na porta traseira também consistem em LEDs.

Nova Ram 1500 Revolution BEV 2024 tem visual diferenciado

Nova Ram 1500 Revolution BEV 2024 pickup
(Foto: Divulgação)

A Revolution é decorada com uma espuma motorizada, uma porta de carga, maçanetas de porta niveladas, degraus laterais e um degrau traseiro, e espera-se que a maioria desses recursos atinja a produção, pelo menos em acabamentos mais caros. A porta traseira também pode ser aberta para fora – como portas de celeiro – para estender a área de carga mais alguns metros, a fim de transportar cargas maiores.

O conceito também mostra as portas dos ônibus – as portas traseiras se abrem na direção oposta às portas dianteiras – permitindo que a Ram remova o pilar B para facilitar a entrada e a saída.

Imagina-se que essas portas chamativas serão abandonadas para produção, mas as câmeras leves impressas em 3D que substituem os espelhos retrovisores laterais podem fazê-lo se os regulamentos dos EUA mudarem. A 1500 Revolution anda com pneus de 35 polegadas enrolados em rodas de 24 polegadas, com tampas centrais iluminadas que permanecem paradas enquanto a roda gira, como na Rolls-Royces.

Nova picape Kia ganha renderização baseada na GMC Sierra

Detalhes incríveis

A cabine é quatro polegadas mais longa do que no atual modelo movido a gás e possui “Ram Track”, um sistema de fixação de trilhos no chão que permite configurações internas flexíveis. Os trilhos também atuam como amarrações para a carga e também são encontrados no frunk e no leito. Os bancos leves – que têm cintos de segurança integrados, alças de apoio e alto-falantes – podem ser dobrados completamente planos ou removidos.

As duas fileiras de assentos também podem ser complementadas por assentos de salto da terceira fila, que Ram diz que são montados no portão central e podem ser afixados na área de carga, ecoando o Subaru Brat do final da década de 1970.

Infelizmente, a Ram não forneceu fotos mostrando os assentos de salto, mas o portão do meio também inclui uma passagem que se estende até o frunk – uma ideia vista anteriormente no Bollinger B2 – e pode cabem objetos com 18 pés de comprimento.

Personalização da cabine

picapes elétrica
(Foto: Divulgação)

Continuando no tema da personalização da cabine, o console central pode ser removido para aumentar o espaço interno, enquanto o apoio de braço se converte em uma mesa. O design do “diapasão” reaparece no painel através da iluminação ambiente laranja, que flui atrás de uma configuração de tela dupla totalizando 28 polegadas de tela sensível ao toque. A tela inferior pode ser removida e usada como um tablet ou ajustada em três posições diferentes – visualização mínima, visão estendida e exibição em tela cheia – enquanto a tela superior também pode aparentemente deslizar no sistema Ram Track.

Como é esperado de um conceito de caminhão elétrico, o interior está transbordando de tecnologia sofisticada, de um sistema de câmera de 360 graus a um assistente ativado por voz alimentado por Inteligência Artificial e realidade aumentada no head-up display. O volante octogonal tem pequenas telas embutidas, enquanto o teto de vidro tem painéis eletrocromáticos que podem ajustar individualmente sua opacidade. Materiais sustentáveis também são encontrados em todo o interior, incluindo couro feito de um subproduto da indústria da maçã e um piso construído a partir de borracha reciclada e cortiça.

Nova Ram 1500 Revolution BEV 2024 conta com tecnologias revolucionárias

Nova Ram 1500 Revolution BEV 2024
(Foto: Divulgação)

Outro recurso interessante no 1500 Revolution é o Modo Sombra, onde o caminhão segue autonomamente o motorista enquanto eles caminham à frente, o que Ram diz que economizará tempo para viagens curtas em torno de um local de trabalho. Há também vários modos de cabine que alteram as posições dos assentos, a iluminação ambiente, a opacidade da janela, a suspensão e muito mais com o pressionar de um único botão.

O conceito Ram 1500 Revolution BEV é construído sobre a plataforma STLA Frame EV de corpo a quadro e possui dois motores elétricos, um em cada eixo, para tração nas quatro rodas. Nenhuma saída de potência ou estatísticas de desempenho foram fornecidas, mas a Ram diz que até 100 milhas de alcance podem ser adicionadas em cerca de 10 minutos com carregamento rápido de 800 volts DC a até 350 kW. A direção traseira com até 15 graus de movimento deve melhorar a agilidade do carro em espaços apertados em baixas velocidades, e a suspensão pneumática pode ser ajustada para três níveis: entrada / saída, aerodinâmica e off-road.

Condução autônoma

Nova Ram 1500 Revolution BEV 2024 lançamento
(Foto: Divulgação)

A Ram também diz que o conceito é capaz de condução autônoma de nível 3, onde o volante se retrai e as “luzes internas, o AR HUD, os bancos inteligentes e o volante trabalham juntos para fornecer consciência situacional de próximo nível ao motorista”. Projetores externos também se comunicam com o motorista e podem transformar o caminhão em um cinema móvel.

A Ram também diz que os motoristas podem gerenciar sua casa inteligente a partir do caminhão e podem usar um aplicativo de telefone para medir objetos e determinar a melhor forma de carregá-los na Revolução.

Mais informações sobre a versão de produção da 1500 Revolution BEV virão nos próximos meses, antes do lançamento do modelo elétrico em 2024. Por enquanto, o conceito parece fornecer uma ideia bastante clara do que está por vir e algumas das tecnologias inovadoras que a Ram pretende trazer para o segmento de caminhões elétricos.

Leia também:

Nova pick-up Honda Ridgeline 2024 passa por mudança no visual e traz novidades

Nova pick up Nissan Frontier 2024 passa por atualizações de meio ciclo e traz novidades