Novo BMW i Vision Dee: Conheça o carro que muda de cor quando você quer

Uma tecnologia interessante que pode revolucionar o visual dos carros

novo BMW i Vision Dee carro que muda de cor
(Foto: Divulgação)

Esse é o primeiro carro-conceito “que muda de cor” da BMW. A tecnologia pode ser usada em tudo, desde e-readers (aparelhos para livros digitais) a smartwatches. E se a cor do seu carro pudesse mudar com base no seu humor ou no clima? Pois é, esse é o novo BMW i Vision Dee.

Essa é a ideia ou, pelo menos, uma das ideias – por trás do novo carro-conceito “i Vision Dee” da BMW. Estamos falando de um sedã esportivo elétrico de médio porte coberto por painéis futuristas que podem mudar de cor sob demanda.

A BMW o descreve como o primeiro carro “que muda de cor” do mundo. O Dee, que significa “Experiência Emocional Digital”, em tradução livre, pode circular entre 32 cores diferentes, segundo a empresa, em um comunicado de imprensa, ao revelar o carro na Consumer Electronics Show 2023 em Las Vegas.

Novo BMW i Vision Dee traz conceitos inéditos e futuristas

novo BMW i Vision Dee
(Foto: Divulgação)

O carro, como já dito, pode variar entre 32 cores exteriores sólidas diferentes, com capacidades de mistura e correspondência devido aos seus 240 segmentos de painéis diferentes. Esse é um salto significativo em relação à iteração anterior da BMW apresentada recentemente, que só poderia alternar entre preto, branco e cinza.

Como em qualquer veículo conceito, a tecnologia por trás dos recursos de mudança de cor do Dee provavelmente está a anos de distância da disponibilidade do consumidor. A exposição aos elementos na condução do dia-a-dia – de lavagens de carros a insetos voadores – impede que os painéis de alta tecnologia funcionem no mundo real, de acordo com o The Verge.

Para a BMW, o carro é um vislumbre do que poderia eventualmente ser um futuro muito mais colorido. “Isso permite que uma variedade quase infinita de padrões seja gerada e variada em segundos”, disse a empresa em seu comunicado de imprensa, que descreveu o show de luzes como uma “exibição mágica de cor”.

Como funciona a tecnologia?

A parte de fora do Dee conta com um papel eletrônico construído por uma startup chamada E Ink, que também fabrica tecnologia de exibição para e-readers e telefones celulares. Os segmentos de revestimento contêm milhões de pequenas microcápsulas com pigmentos de cores diferentes que mudam de tonalidade quando a eletricidade é aplicada.

O revestimento eletrônico é de “potência ultrabaixa”, portanto, mudar as cores do carro não drenará a bateria do veículo elétrico, disse a E Ink em seu próprio comunicado de imprensa na quinta-feira.

A E Ink também disse que é capaz de fabricar seus painéis em qualquer forma imaginável – potencialmente levando a aplicações como telas de e-reader que imitam a aparência do papel real ou sinais digitais e telas de smartwatch mais eficientes em termos de energia.

novo BMW i Vision Dee carro
(Foto: Divulgação)

A BMW não divulgou especificações para o motor ou bateria do Dee, mas diz que o carro-conceito é adicionalmente carregado com hardware e software futuristas que estarão disponíveis em carros na estrada até 2025.

Isso inclui o Head-Up Display da BMW, um painel digital que abrange toda a largura do para-brisa. Ele também possui um controle deslizante de realidade mista, uma tela sensível ao toque que permite controlar a quantidade de conteúdo digital exibido nesse painel, desde a velocidade de condução e a autonomia da bateria até controles de música e mensagens de texto.

Lançamento sem data

A linha de carros “Neue Klasse” da empresa, que deve estrear em dois anos, contará com ambas as peças de tecnologia.

Mas não espere ver a tecnologia de mudança de cor em sua garagem tão cedo.

Eventualmente, a BMW espera desenvolver um revestimento de spray que ajude os painéis que mudam de cor a enfrentar os elementos, segundo o site automotivo SlashGear.

Leia também:

Nova pick-up GMC Canyon 2023 completona ficou caríssima

Novo carro da Sony e Honda será elétrico e terá jogos embutidos

Nova pick-up Ford Ranger 2023: Motores, desempenho, detalhes, fotos e muito mais