Novo Chevrolet Corvette E-Ray 2024 é elétrico e tem potência incrível

Um modelo poderoso que entra na era dos elétricos

Novo Chevrolet Corvette E-Ray 2024
(Foto: Reprodução)

Apenas alguns meses se passaram desde a primeira impressão da superestrela de pistas da América, o Chevrolet Corvette Z06. Antes mesmo de todos digerirm essa dose de grandeza, a marca está servindo a sobremesa: o novo Chevrolet Corvette E-Ray 2024, de 655 cv com tração híbrida e tração nas quatro rodas.

De 100 jardas (dados dos EUA), o Corvette E-Ray poderia ser facilmente confundido com um Corvette Z06. Ele compartilha o mesmo corpo que o Z06 focado na pista e até mesmo seus pneus maciços. Mas, à medida que o E-Ray se aproxima, não deve ser confundido com o gritante Z06 de 670 cv.

Novo Chevrolet Corvette E-Ray 2024 lançamento
(Foto: Reprodução)

Além do zumbido amplificado externamente do motor elétrico de 160 cv que alimenta o eixo dianteiro, o E-Ray se enrola quase em silêncio. Esse seria o modo Stealth, um modo puramente elétrico que a Chevrolet diz que pode durar até cinco milhas antes que a bateria de 1,1 kWh esteja vazia, desde que você seja delicado com o acelerador. Além de 45 mph ou com um grande impulso do pedal direito, o V-8 de 6,2 litros de 495 cv ganha vida e se mistura perfeitamente à equação.

Novo Chevrolet Corvette E-Ray 2024 passou por testes da mídia especializada nos EUA

Novo Chevrolet Corvette E-Ray 2024 preço
(Foto: Reprodução)

Com o engenheiro de Integração de Energia Stefan Frick ao volante iniciando a sequência de controle de lançamento – que agora apresenta ajustabilidade de rpm como o Z06 – o V-8 gorgoleja e vibra com entusiasmo.

O E-Ray decola da linha, o motor elétrico puxando enquanto os pneus traseiros correm para tração. Há uma estranha mistura de rugido V-8 pushrod e o ruído do carro voador de George Jetson transmitindo pela cabine.

A Chevrolet afirma que o E-Ray atingirá 60 mph em 2,5 segundos e cobrirá o quarto de milha em 10,5 segundos, tornando-o potencialmente o Corvette mais rápido a sair da linha de produção de Bowling Green, Kentucky. O motor elétrico sai do desafio a 150 mph, pois é tudo o que sua engrenagem permitirá. A Chevrolet afirma que a velocidade máxima está acima de 180 mph.

Potencial incrível

Novo Chevrolet Corvette E-Ray 2024 Brasil
(Foto: Divulgação)

Mesmo que o E-Ray flerte com 4000 libras de massa, em um curso de autocross úmido ele provou ainda ter os movimentos. Os enormes pneus 275/30ZR-20 dianteiro e 345/25ZR-21 traseiro Michelin Pilot Sport All-Season encontram uma quantidade surpreendente de estabilidade lateral.

Mesmo quando tributada pelos rotores de freio de carbono-cerâmica padrão, a desaceleração longitudinal é sentida à medida que o cinto de segurança aperta o peito. Você leu corretamente: o E-Ray é o primeiro carro a vir de fábrica com rotores de carbono-cerâmica e pneus para todas as estações. Ah, e esses pneus traseiros são os mais largos de todas as estações conhecidas pelo homem. Para mais aderência, os pneus de verão Michelin Pilot Sport Pilot 4S da especificação TPC serão opcionais.

preço do novo Chevrolet Corvette E-Ray 2024

Quem viu esses detalhes fica ansioso ou ansiosa para colocar as mãos no mais novo brinquedo da General Motors e obter o equipamento de teste. O modelo chega no outono norte-americano a partir de US$ 104.295 para o cupê e US$ 111.295 para o conversível.

Os testes acima foram realizados pela equipe do site Car and Driver.

carros mais bonitos do mundo
(Foto: Divulgação)

Leia também:

Novo Honda Civic 2023 híbrido chega ao Brasil bem mais caro do que o Corolla híbrido

Nova picape elétrica da Sany tem visual maluco e não tem medo de se destacar

Nova Hennessey VelociRaptor 600 é poderosíssima e baseada na Ford F-150