Picape Colorado 2023 ganha força na categoria média

Estilo mais robusto, equipamento padrão impressionante e uma abordagem calculada para desempenho off-road devem atrair compradores da Toyota Tacoma, que no Brasil é a Hilux. A picape Colorado 2023 tem uma missão dura.

Não há como negar que o Chevrolet Colorado 2023 recebeu uma reformulação extrema que endureceu consideravelmente sua imagem, com uma frente arrojada e flancos cinzelados e vincados. O novo exemplo de terceira geração contrasta fortemente com a unidade de saída, que parecia pouco mais do que um caminhão de tamanho normal reduzido. Ela falhou em tirar proveito de seu tamanho menor em um segmento de tamanho médio que estava sendo cada vez mais definido pela resistência percebida e proeza off-road.

Até agora, a Toyota Tacoma possuiu esse território, mas a Colorado parece pronta para enfrentar um sério desafio.

Picape Colorado 2023 traz novidades no visual

 

Picape Colorado 2023

As mudanças também são funcionais e vão além do mero estilo. A represa de ar retrabalhada do modelo e a saliência frontal mais curta resultam em um ângulo de aproximação saudável de 29,1 graus para a Z71, que anteriormente tinha um spoiler baixo e difícil de remover que mal conseguia limpar um bloco de estacionamento, muito menos fora da estrada obstáculo digno do nome.

O modelo Z71 “off-road” anterior não conseguia nem passar por uma rampa de índice de viagem de rampa de 20,0 graus , ganhando uma pontuação de zero.

Na parte traseira, o estepe foi dobrado cerca de 2,5 polegadas mais alto para melhor folga de partida, porque não há mais necessidade de criar espaço para o tanque DEF do motor diesel descontinuado. É fácil ver o terreno à frente devido à forma como os vincos do capô são moldados, e os amortecedores traseiros inferiores são menos vulneráveis ​​a impactos porque foram deslocados para mais perto das molas traseiras. Em outras palavras, um Z71 agora pode facilmente sair do pavimento, e os acabamentos WT (caminhão de trabalho) e LT são mais capazes de manobrar um local de trabalho ou estrada de linha.

A equipe de engenharia da Chevrolet não parou por aí. O novo Trail Boss é um off-road com orçamento limitado que se encaixa abaixo do ZR2 enquanto supera e custa menos que um Z71. Ele combina pneus todo-o-terreno de 32 polegadas, para-lamas alargados e quase a mesma postura ampla do ZR2 com um elevador de 2,0 polegadas que é mais do que apenas cosmético. Comparado com o WT, LT e Z71, o Trail Boss ostenta 1,5 polegadas de curso extra na suspensão dianteira e 1,0 polegada extra na traseira, o suficiente para fazer a diferença na natureza, sem mencionar nossa rampa RTI.

Seus choques mais longos ainda são unidades de tubo duplo e compartilham seu diferencial traseiro de deslizamento limitado com o Z71. Se você deseja amortecedores com válvula de carretel Multimatic e diferenciais dianteiros e traseiros com trava, o ZR2 ainda não lançado os possui, além de uma elevação mais alta e ainda mais curso da suspensão traseira.

Estilo próprio

Picape Colorado 2023 preço

Além do movimento em direção à legitimidade off-road, outro tema define a nova picape Colorado 2023: simplificação. Desta vez, há apenas uma escolha de cabine e área de carga, uma cabine dupla com uma caçamba de um metro e meio. Essa é a configuração mais popular por uma margem ridiculamente ampla, portanto, a perda de variedade no reino da cabine / cama não deve afastar muitos compradores. A Chevrolet fez um movimento para amenizar aqueles que desejam uma caçamba mais longa, adicionando uma parada de porta traseira de nível médio opcional que alinha sua borda superior com as protuberâncias internas do para-lama para formar uma base nivelada para transportar madeira compensada ou drywall.

Motorização e desempenho

A linha de motores também foi simplificada. O quatro cilindros em linha de 2,5 litros, o turbodiesel de quatro cilindros em linha de 2,8 litros e o V-6 de 3,6 litros são história, substituídos aqui por um motor a gasolina de quatro cilindros em linha turboalimentado de 2,7 litros em toda a linha, embora em três sabores. Todos são apoiados por uma transmissão automática de oito marchas e as versões com tração nas quatro rodas (opcional no WT e LT e a configuração única nos outros) têm uma configuração automática de engate com tração nas quatro rodas e marcha lenta de 2,72: 1. Não há números de economia de combustível disponíveis para seus três disfarces, mas um é supostamente mais eficiente em termos de combustível do que o quatro de 2,5 litros, dois são mais potentes do que o V-6 e o ​​melhor gera mais torque do que o diesel.

Uma versão básica 2.7 Turbo um tanto descontente vem de fábrica no WT e LT, onde produz 237 cavalos de potência, 259 libras-pés de torque e suporta uma classificação de reboque de 3.500 libras. O 2.7 Turbo Plus é opcional nesses modelos e padrão no Z71 e Trail Boss, e é bom para 310 cavalos, 390 libras-pés e 7700 libras de capacidade de reboque, que empata o Jeep Gladiator como o melhor da categoria . O ZR2 recebe o 2.7 Turbo HO (alta potência), com a mesma potência do Plus, mas com 430 libras-pés de torque; isso se deve a um reflash de software, não a diferenças mecânicas. A melhor parte: os proprietários do Turbo Plus podem pagar a um revendedor pela calibração HO no momento da entrega ou a qualquer momento após a compra.

Diversidade nas versões

Na prática, todos os quatro compartilham uma característica comum: suas suspensões absorvem prontamente o pavimento irregular sem excesso de trepidação residual, e são hábeis em deslizar sobre superfícies ásperas da estrada. Eles parecem macios e bem montados, com exceção do chute traseiro ocasional que qualquer caminhão descarregado pode produzir quando dirigido sobre o tipo errado de solavanco. Todos eles são igualmente agradáveis ​​de rodar pela cidade porque dirigem suavemente e exibem um bom senso de direção reta, com o pneu de 17 polegadas instalado no WT um destaque surpreendente.

O motor básico produz desempenho suficiente para um propulsor econômico, possivelmente devido ao seu baixo pico de torque de 1250 rpm. Porém, soa um pouco rochoso, em contraste com o 2.7 Turbo Plus, que é muito menos grosseiro, embora seja perfeitamente capaz de mover o Z71 e o Trail Boss mais pesados ​​com pouco esforço aparente.

Tendemos a preferir automáticas de oito marchas em vez das unidades de 10 marchas da concorrência, e esse foi realmente o caso aqui. Mas não há modo esportivo entre as configurações de direção, que incluem Normal, Tow/Haul, Off-Road e Terrain.

Fora do pavimento, o Z71 e o Trail Boss são impressionantes. Suas suspensões absorviam terrenos acidentados sem deixar nenhum ruído ou trepidação não amortecida na cabine estanque, e seus diferenciais traseiros de deslizamento limitado mantinham o avanço mesmo com uma roda traseira elevada no ar através de uma vala diagonal. O destaque pode ter sido para os freios, que são lineares e firmes em uso normal devido ao uso de um booster eletrônico ao invés de uma unidade de vácuo.

Com o seletor de modo em Terrain, este booster oferece suporte a um modo de condução suave de um pedal, cuja faixa de velocidade você pode personalizar ajustando a alavanca de câmbio para L e ajustando o botão de câmbio manual. Ao contrário dos sistemas concorrentes, a configuração do Colorado é totalmente livre de qualquer pulsação do ABS e parece dirigir com um pedal em um EV, com controle delicado que nos permite descer na ponta dos pés em quedas e sair do outro lado sem nunca pensar em tocar no pedal do freio real. Não gostou da ideia? Em vez disso, selecione o modo Off-Road e o serviço normal será retomado.

O tema da simplificação continua por dentro, onde todos os acabamentos do Colorado a partir do WT obtêm uma ignição sem chave – realmente ótimo para off-road porque não há chaves estridentes. Uma grande tela sensível ao toque de 11,3 polegadas também é padrão e suporta integração sem fio de smartphone e Google Built-In, o que é uma piada, considerando que o último só vem no acabamento Touring high-zoot do novo Honda Accord .

Mudanças na nova picape Colorado 2023

Mas a simplificação também traz algumas peculiaridades. O botão de travamento dos vidros está na tela sensível ao toque, assim como os controles dos faróis (embora este último tenha um ícone de acesso sempre visível). Talvez esteja tudo bem? A trava da janela não é algo que alternamos muito, e os faróis são controlados automaticamente de forma tão abrangente que acendem ao entardecer ou sempre que os limpadores estão funcionando. Mas o aspecto menos atraente pode ser os materiais internos, que geralmente são plásticos com um grão pouco convincente que é um pouco brilhante demais. O Trail Boss mantém seu preço baixo por ser baseado no WT, então seu interior é igualmente abaixo do esperado. Mas mesmo o Z71, o mais luxuoso, apresenta um painel de toque suave e tratamento de apoio de braço de uma misteriosa origem emborrachada.

Preço da picape Colorado 2023

O preço aumentou, mas não em um grau alarmante – especialmente quando se considera as inúmeras melhorias. Um WT com tração nas duas rodas sai por US $ 30.695, o que é apenas US $ 1.000 a mais do que antes. Um WT com tração nas quatro rodas começa em US $ 33.995, US $ 300 a menos do que antes. O Z71 sai por $ 41.395, apenas $ 900 a mais que no ano passado. Quanto ao Trail Boss, ele começa em $ 38.495 bastante razoáveis. O ZR2, que testaremos em alguns meses, terá um prêmio de quase $ 10.000 a $ 48.295.

De muitas maneiras, o apelo da nova Chevrolet Colorado atingiu o ponto mais alto de todos os tempos. Ele deu o salto de uma picape pequena que não sabia o que queria ser na vida para uma caminhonete mais autoconfiante que deve atrair os compradores de estilo de vida ao ar livre que tradicionalmente gravitam sobre a Tacoma. Será que vai dar certo assim? Saberemos com certeza quando a nova Tacoma e a Ford Ranger aparecerem nos próximos meses. Isso vai ficar interessante.

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