Novo BMW XM 2023 é incrível em vários sentidos, mas ainda peca nos detalhes

Como uma fusão de estilo, luxo e velocidade enfeitada com eletrificação, o novo BMW XM 2023 leva algum tempo para digerir. Sendo um SUV híbrido plug-in, já é um gosto adquirido.

No entanto, como o novo carro-chefe da divisão de desempenho M da empresa – para não mencionar seu primeiro modelo sob medida desde o supercarro M1 da década de 1970 – o XM levantou as sobrancelhas desde que estreou como um conceito em 2021, e não apenas por suas grades de rim iluminadas e jóias corporais deslumbrantes.

Novo BMW XM 2023 é espaçoso e bonito, mas não é só isso que conta

Novo BMW XM 2023 lançamento

(Foto: Divulgação)

Você precisará suportar um preço base exorbitante de $ 159.995 para jantar com o XM. Este é um SUV de duas fileiras rico em espaço, pesando cerca de 6100 libras, várias centenas de libras a mais do que o último X7 de três fileiras.

Mecanicamente relacionado a esse modelo e aos menores X5 e X6 , o XM compartilha sua distância entre eixos de 122,2 polegadas com seu irmão maior, mas é 2,4 polegadas mais curto, um pouco mais largo e com uma linha de teto 3,1 polegadas mais baixa. Este é um veículo grande, embora administre bem seu peso visual, especialmente se você escolher uma cor mais escura e renunciar ao acabamento externo NightGold Metallic gratuito

Apesar de suas fotos chamativas e variedade de opções de pintura BMW Individual, o XM pode parecer atraente e moderado, se você quiser. Pneus de verão de tamanho escalonado enrolados em enormes rodas de 23 polegadas, que também podem ter acabamento em ouro, são padrão, com 22 polegadas opcionais. Como em outros modelos M, pneus para todas as estações não são oferecidos.

Desempenho

Novo BMW XM 2023 preço

(Foto: Divulgação)

Construído em Spartanburg, Carolina do Sul, o XM atualmente vem apenas de uma maneira: com um total de 644 cavalos de potência e 590 libras-pés de torque, tornando-o o SUV BMW mais potente disponível.

Uma versão mais exclusiva do Label Red com pelo menos 735 cavalos de potência e um preço inicial de mais de $ 185.000 será adicionada ainda este ano. Por enquanto, a receita inclui 483 cavalos de um V-8 biturbo de 4,4 litros, além de 194 cavalos adicionais por meio de um motor elétrico imprensado entre o motor e a transmissão automática de oito marchas.

Todo esse poder passa por um sistema de tração nas quatro rodas com inclinação traseira variável e um diferencial traseiro de deslizamento limitado controlado eletronicamente. Com a ajuda do controle de lançamento, um tempo estimado de 60 mph de 3,8 segundos deve tornar o XM tão rápido quanto um X7 M60i, que sobrevive com apenas 523 cavalos.

Como seria de esperar de um BMW moderno, você pode alterar o sabor do XM por meio de uma variedade de configurações para o trem de força, suspensão, esforço de direção e resposta do pedal de freio.

Eletrificação competente

Embora muitos SUVs de desempenho sejam ainda mais rápidos, poucos têm a capacidade somente elétrica do XM. Uma grande bateria de íons de lítio (para um PHEV) com 19,2 kWh de capacidade utilizável reside sob o piso e deve ser boa para cerca de 30 milhas de alcance EV.

Os números da EPA ainda não foram divulgados, mas a economia de combustível varia de sedento a econômico, dependendo de como você o dirige. No modo Elétrico (há também uma configuração Híbrida padrão mais um modo eControl que mantém a carga da bateria para mais tarde), podemos acelerar rapidamente longe das paradas e entrar na rodovia sem mexer no motor a gasolina.

Não é apenas um rostinho bonito

Novo BMW XM 2023 fotos

(Foto: Divulgação)

A velocidade máxima como um EV é cotada em 87 mph, em comparação com 155 ou 168 mph no bate-papo completo, dependendo se você optar pelo pacote de driver de US $ 2.500 milhões. A frenagem regenerativa tem duas configurações – muito pouco e algumas – com a maior parte da recuperação de energia perfeitamente combinada no pedal que controla os grandes freios dianteiros de seis pistões e traseiros de pistão único. Esqueça a direção com um pedal, mas pelo menos o V-8 do XM não é necessário para viagens curtas pela cidade. O carregador integrado de 7,4 kW pode reabastecer a bateria de zero a 100% em cerca de três horas por meio de uma tomada de 240 volts.

Conduzido como um carro M em estradas de montanha sinuosas, o XM segue a tradição familiar. Desejamos que mais BMWs novos tenham uma direção tão suave e progressiva, com feedback bem-vindo e um aumento suave de esforço nas curvas. Enquanto a massa absoluta do XM o impede de parecer abertamente atrevido, amortecedores adaptativos, barras estabilizadoras ativas de 48 volts e direção do eixo traseiro ajudam a mantê-lo plano e equilibrado nas curvas. A entrega geral de potência é forte no modo Sport, com a assistência imediata do motor elétrico emprestando ao XM impulso extra em curvas apertadas, ajudando a preencher as interrupções de torque entre as mudanças da transmissão. Aqueles que esperam um ronco profundo do V-8 podem ficar desapontados, no entanto, já que seu escapamento ativo emite um rosnado rouco mais condizente com um V-6 (efeitos sonoros adicionais do V-8 sobrepostos com um zumbido semelhante ao EV são canalizados pelos alto-falantes estéreo ).

No entanto, a decisão de usar molas helicoidais convencionais em vez de molas pneumáticas mais complacentes – uma chamada que favorece a precisão do chassi em detrimento do conforto – é problemática para um veículo que também possui um banco traseiro espaçoso que a BMW chama de M Lounge. Embora longe de ser difícil, o passeio do XM é ocupado em pequenos solavancos de alta frequência, mesmo no modo Comfort no pavimento liso do Arizona de nossa rota. Esparramado no banco traseiro confortável (as cadeiras individuais do capitão não estão disponíveis) com suas almofadas e expansivos 40,3 polegadas de espaço para as pernas, podíamos sentir um nervosismo filtrando-se pelo chassi, estragando o ambiente. Da mesma forma, a falta de apoio lateral do banco traseiro plano significa que você precisará se preparar se o motorista decidir se divertir ao volante.

Isso não quer dizer que a cabine lindamente acabada do XM não exala riqueza. Existem formas artísticas, couro macio e esquemas de cores contrastantes disponíveis que fluem com bom gosto dos assentos para os painéis das portas e até o forro do teto geometricamente esculpido emoldurado pela iluminação ambiente. Amenidades de luxo cercam os assentos dianteiros mimosos, e todos os recursos de assistência ao motorista no arsenal da BMW estão presentes, assim como o painel curvo da empresa para o mais recente sistema de infoentretenimento iDrive 8 com telas tandem de 12,3 e 14,9 polegadas sob um único painel de vidro. Abra a escotilha (observe as rodelas BMW gravadas na janela traseira) e há um espaço de carga decente de 19 pés cúbicos atrás dos bancos traseiros.

Novo BMW XM 2023 peca nos detalhes

No entanto, a falta de atenção aos detalhes na segunda linha destaca os compromissos do XM. Embora os aquecedores para os bancos traseiros externos e os apoios de braço sejam padrão, não há ajuste de assento, função de massagem, persianas de privacidade nas janelas laterais ou sistema de entretenimento dedicado. Os controles climáticos distantes na parte de trás do console central parecem emprestados de um X5 do mercado de massa. E, ao contrário de praticamente todos os outros SUVs de luxo caros, você não pode personalizar o interior do XM além dos quatro combos padrão de cores e acabamentos.

Imaginamos que a clientela pretendida do novo BMW XM 2023 – 80% dos quais a BMW espera encontrar nos Estados Unidos e na China, sendo muitos novos clientes da marca – não se sentirá muito irritada por não ser tão rápida e sibarítica quanto poderia ser. As muitas indulgências do XM, incluindo sua respeitável capacidade EV, podem ser adquiridas por milhares a menos do que, digamos, um Bentley Bentayga ou um Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid . Mas como o auge da marca M, o XM é menos uma iguaria e mais uma mistura de recursos que deixa um sabor confuso. Esperávamos pelo modelo Label Red mais sofisticado antes de fazer reservas.

Leia também:

Novo Tesla Model S 2023 adiciona tinta vermelha linda e cara

Jeep Renegade Upland 2023 adiciona cor amarela e acabamento off-road

Quais são os SUVs mais econômicos do mundo?

Está matéria tem 0 comentários. Seja o primeiro!