Novo Dodge Hornet 2023 inicia era de ‘desempenho eletrificado’ da marca

Uma máquina pronta para o futuro

Novo Dodge Hornet 2023
(Foto: Divulgação)

A Dodge é conhecida por colocar motores V-8s em tudo, mas agora sua transformação começa com um novo SUV subcompacto híbrido plug-in focado no desempenho. Estamos falando do novo Dodge Hornet 2023. Uma nova era está surgindo na Dodge. Pelo menos na última década, a sobrevivência da marca dependeu em grande parte de sucessos com motor V-8 com tema retrô, como o Charger e o Challenger.

Até foi oferecido um Durango de 710 cv com uma estimativa de 13 mpg combinada. Enquanto o Hellcat SUV está de volta para 2023, junto com inúmeras edições especiais da dupla de muscle cars, a Dodge declarou a última chamada . A decisão ocorre quando a marca vira à esquerda em direção a um futuro eletrificado, que começa com o novo Dodge Hornet 2023.

Novo Dodge Hornet 2023 traz boas coisas de vários modelos

Novo Dodge Hornet 2023 preço
(Foto: Divulgação)

O Hornet é um SUV subcompacto que compartilha uma plataforma e outras peças com o Alfa Romeo Tonale . Ele mede 178 polegadas de comprimento, até 63,8 polegadas de altura e roda em uma distância entre eixos de 103,8 polegadas. É também o primeiro modelo totalmente novo que a Dodge lançou desde o malfadado sedã compacto Dart , que durou apenas de 2012 a 2016.

O Hornet também representa o primeiro modelo híbrido plug-in da empresa, mas em vez de focar na eficiência de combustível , Dodge está se gabando do desempenho do novo híbrido. O CEO Tim Kuniskis até mesmo classificou o Hornet como o “primeiro veículo de desempenho eletrificado da Dodge”.

Mais novidades à caminho

Antes de se preocupar com o fato de todos os futuros modelos de desempenho da Dodge serem crossovers híbridos, não se esqueça de que a empresa também planeja revelar uma versão conceitual de seu muscle car elétrico em breve. Portanto, não está deixando suas raízes totalmente.

Além disso, o Hornet 2023 realmente tem alguns atributos de desempenho legítimos e eles não estão limitados ao modelo híbrido plug-in. Há também um modelo básico não híbrido com um motor a gasolina turboalimentado e é oferecido com muitos dos mesmos recursos e opções do PHEV.

Os bits compartilhados padrão do Alfa incluem uma suspensão totalmente independente, amortecedores Koni e tração nas quatro rodas com vetorização de torque. O PHEV vem de fábrica com pinças dianteiras fixas Brembo de quatro pistões, que também estão disponíveis no modelo básico. Da mesma forma, cada Hornet está disponível com o Track Pack, que inclui rodas de 20 polegadas, amortecedores atualizados e peças de estilo exclusivas.

Motorização do novo Dodge Hornet 2023

Novo Dodge Hornet 2023 lançamento
(Foto: Divulgação)

O Hornet GT é o ponto de entrada. Ele possui um quatro cilindros em linha de 2,0 litros turboalimentado que produz 268 cavalos de potência e 295 libras-pés de torque. O motor combina com uma transmissão automática de nove marchas. Dodge estima que o GT irá de zero a 60 mph em 6,5 segundos a caminho de uma velocidade máxima de 140 mph.

O Hornet R/T é o híbrido plug-in. Ele combina um motor 1.3 turbo de quatro cilindros em linha, automático de seis marchas e um motor elétrico de 121 cv montado no eixo traseiro. A saída total do sistema é de 288 cavalos de potência e 383 libras-pés de torque. Ele também possui uma função “PowerShot” que oferece 25 cavalos de potência extra e torque instantâneo para rajadas de 15 segundos. A Dodge estima que o PHEV irá de zero a 60 mph em 5,6 segundos neste modo (6,1 ticks é a reivindicação normal de 60 mph).

Embora sua velocidade máxima seja limitada a 128 mph, deve ser mais rápida que sua contraparte não híbrida.

A bateria de íon-lítio do Hornet R/T tem uma capacidade utilizável de 12,0 kWh e, com seu carregador integrado de 7,2 kW, a Dodge estima que uma conexão de nível 2 pode recarregar a bateria em cerca de 2,5 horas. Embora nos digam que ele terá uma autonomia elétrica de cerca de 30 milhas, as classificações da EPA para qualquer trem de força ainda não foram divulgadas.

Design Dodge

Do lado de fora, a conexão do Hornet com o Tonale é óbvia. Ambos também são construídos na Itália. A diferença de design mais notável do Dodge são os extratores de calor proeminentes em seu capô, que lembram aqueles vistos em modelos mais musculosos.

Também visto em outros Dodges focados em desempenho é a peça com aparência de slot de correio que separa as grades superior e inferior. Um conjunto de faróis estreitos com bumerangues invertidos para luzes de destaque e lanternas traseiras de largura total distinguem ainda mais a aparência do Hornet. Tanto o GT quanto o R/T estão disponíveis com um pacote Blacktop que inclui rodas pretas de 18 polegadas junto com emblemas externos em preto brilhante e tampas dos retrovisores.

Detalhes internos

Por dentro, o painel do Hornet prioriza o motorista ao inclinar os controles para a esquerda. Há um volante de fundo plano com shift paddles e um botão para selecionar diferentes modos de direção. Cada modelo possui um cluster de medidor digital de 12,3 polegadas e uma tela de infoentretenimento de 10,3 polegadas com software Uconnect5. Entre os muitos recursos padrão do sistema estão o Apple CarPlay sem fio e o Android Auto.

Novo Dodge Hornet 2023 valor
(Foto: Divulgação)

Enquanto o interior padrão é de tecido preto com costura contrastante vermelha, optar pelos acabamentos GT Plus ou R/T Plus adiciona estofamento de couro oferecido em vermelho. Esses acabamentos superiores também adicionam carregamento de smartphone sem fio e um sistema de som mais sofisticado na forma de uma unidade Harman Kardon de 465 watts e 14 alto-falantes. Todos os Hornets vêm de fábrica com tecnologia de assistência ao motorista, como frenagem de emergência automatizada, monitoramento de ponto cego e assistência na faixa de rodagem. A opção pelo Tech Pack desbloqueia o controle de cruzeiro adaptativo, o assistente de estacionamento e muito mais.

Preço do novo Dodge Hornet 2023

A Dodge diz que o Hornet GT 2023 começa em $ 29.995 antes do destino, então esperamos que seu preço sugerido inicial seja de cerca de $ 31.000. O mesmo vale para o R/T, que custa $ 39.995 antes do destino. Os pedidos do modelo GT abrem amanhã e chegarão às concessionárias em dezembro. Dodge não disse quando os pedidos serão abertos para o R/T, mas levará algum tempo antes de chegar às concessionárias na próxima primavera.

Leia também:

Novo Tesla Model S 2023 adiciona tinta vermelha linda e cara

Quais são os SUVs mais econômicos do mundo?

Chevrolet Colorado 2023 salta para o topo do segmento de picapes de tamanho médio