Novo Kia EV9 2024 é conceito de SUV de seis lugares incrível e tecnológico

Modelo se afasta do que vimos nas primeiras impressões, mas segue interessante

Novo Kia EV9 2024
(Foto: Divulgação)

Muito do que todos amavam no impressionante EV9 Concept – um modelo conceito, claro – chegará à versão de produção do novo Kia EV9 2024 SUV de três fileiras. Grandes novidades sobre o carro, que desperta curiosidade.

O novíssimo Kia EV9 preencherá um espaço que precisa desesperadamente de preenchimento: o SUV totalmente elétrico, de três fileiras e de apelo em massa que, de alguma forma, ainda não chegou. Claro, existem três linhas elétricas da Tesla, Mercedes e Rivian, mas uma que compradores regulares com talões de cheques regulares estariam interessados? Este será o primeiro. E parece fantástico.

Novo Kia EV9 2024 é guardado em segredo

Novo Kia EV9 2024 fotos
(Foto: Divulgação)

A Kia está fazendo aquela coisa de queima lenta onde não revela toda a mão de uma vez, então teremos que esperar um pouco mais para descobrir quanto custará o EV9 e seus números de potência e alcance, mas uma novidade recente trouxe algo para o veículo em Seul e rendeu informações sobre exatamente quais aspectos do impressionante conceito EV9 de 2021 chegarão à produção.

Os porta-vozes da Kia gostariam que disséssemos que o que você está vendo hoje ainda não é exatamente a versão de produção, mas está muito, muito próximo.

Visual máscara de tigre e detalhes que saíram com o conceito

Novo Kia EV9 2024 conceito
(Foto: Divulgação)

O EV9 Concept que impressionou o público em novembro de 2021 fez isso por meio de sua presença avassaladora, rodas em forma de triângulo e portas de ônibus com dobradiças traseiras. Para definir as expectativas logo de cara: as portas do ônibus não chegarão à produção. No entanto, o designer-chefe de carros de produção da Kia, Teckkoun Kim, diz que os departamentos de P&D e engenharia da empresa estão “trabalhando” nessas portas na esperança de que elas possam se tornar realidade para algum veículo futuro. Mas todo o resto do conceito funcionou? Bastante.

Para começar, o painel frontal ainda é de alguma forma reconhecível Kia, apesar de não ter uma grade tradicional. Ainda há indícios da agora familiar “focinho de tigre”, mas aqui Kim a chamou de “máscara de tigre”. Cinzelados em ambos os lados do rosto do EV9 estão constelações de faróis em forma de S, juntamente com uma série visualmente interessante de elementos de iluminação tridimensionais e quadrados dispostos em um padrão. Todo o layout de iluminação aparentemente muda dependendo do acabamento.

O novo Kia EV9 2024 tem porte impressionante

De perfil, no entanto, o EV9 é o mais imponente. Montado em uma versão alongada da plataforma EV dedicada E-GMP do Hyundai Motor Group, o EV9 é vertical, quadrado e imponente; sua linha de cintura baixa, bordas precisas e linhas limpas chamam a atenção.

Somando-se à contenção e organização do design estão os pilares A escurecidos que dão às janelas laterais e ao para-brisa dianteiro uma aparência envolvente. Uma versão de 20 polegadas das rodas em forma de triângulo vistas no conceito estará disponível; eles serão a opção menor, já que a melhor escolha serão as peças de 21 polegadas vistas aqui.

Na parte traseira, o tema de iluminação em forma de constelação continua com lanternas traseiras orientadas verticalmente e elementos 3D que pedem que você se incline e os examine mais de perto. Há muito Cadillac Escalade e Volvo XC90 acontecendo aqui, e isso não é ruim.

Para lhe dar uma noção do seu tamanho, o EV9 é um pouco mais longo e largo que o Kia Telluride . Certamente é grande de se ver pessoalmente, mas é provável que o design envelheça graciosamente graças ao uso gratuito de linhas retas e ângulos retos. Kim disse que ele e sua equipe não queriam criar o típico SUV “resistente” que se tornou tão comum hoje. Em vez disso, foi escrito para projetar mais suavidade – bem, tanto quanto algo do tamanho de um pequeno prédio pode, de qualquer maneira.

Capacidade para seis pessoas

Por dentro é onde o novo Kia EV9 2024 talvez se desvie mais do conceito. Em vez de um volante oblongo , o EV9 ostentará um volante normal, e o painel é muito mais movimentado, sendo preenchido com aberturas HVAC reais e um porta-luvas. Os encostos de cabeça mantêm a textura de malha, porque proporcionam uma sensação mais arejada, de acordo com Jochen Paesen, vice-presidente de design de interiores da Kia.

Do assento do motorista, o EV9 oferece uma visão de comando do que está à frente e todos os controles são fáceis de ler e alcançar. O painel único extralongo que abriga o cluster de informações do motorista e a tela sensível ao toque principal de infoentretenimento deve ser uma visão familiar se você olhou no Telluride mais recente. Abaixo disso, há uma série de botões de menu que respondem com feedback tátil e, abaixo deles, estão os interruptores físicos de controle climático e uma rolagem de volume.

carros elétricos 2024
(Foto: Divulgação)

O modelo que vimos são as cadeiras esportivas do capitão da segunda fila – confortáveis, como seria de esperar -, mas elas têm um truque extra na manga: elas giram 180 graus para ficar de frente para a terceira fila. Conseguir que eles fizessem isso exigiu algum esforço da equipe de relações públicas da Kia, mas assim que terminaram, você tinha o que era essencialmente um pod social móvel. Não está claro se os assentos giratórios chegarão ao mercado dos EUA, embora esperemos que sim.

Curiosamente, e talvez decepcionante para alguns, o EV9 terá dois assentos na terceira fila em vez de três, mas são largos e espaçosos, para que esses passageiros não se sintam muito apertados e, devido ao piso plano da plataforma elétrica, seus joelhos são não levantado como se você estivesse andando na terceira linha de um Telluride ou Kia Sorento . A área de carga é de tamanho decente, mesmo com a terceira fila na posição vertical.

Não há couro no EV9, confirmou Paesen, e nenhum será oferecido.

Marca está escondendo o jogo e aumenta a expectativa

carros elétricos 2024 lançamento
(Foto: Divulgação

Além do que estava em exibição naquele dia em Seul, a Kia se recusou a revelar quaisquer estatísticas relacionadas ao EV9 – mas podemos adivinhar. Visto que o Hyundai Ioniq 5 , o Genesis GV60 e o Kia EV6 usam a plataforma E-GMP e uma bateria de 77,4 kWh, provavelmente é seguro dizer que o EV9 também usará essa bateria. Estimamos antes que poderia haver duas configurações de potência, uma com 200 hp, 250 lb-ft de torque e 220 milhas de alcance, e a outra com 400 hp, 380 ou 480 lb-ft de torque e 260 milhas de alcance.

Também estimamos que o EV9 custe entre $ 56.000 e $ 73.000, dependendo do acabamento. Com base em tudo o que vimos, tocamos e experimentamos, diríamos que está certo, que também é competitivo com grandes SUVs convencionais de três fileiras. Apesar do carro de exibição não estar totalmente pronto para produção, aparentemente está 99% lá.

Nos últimos anos, a Kia conquistou discretamente uma crescente participação de mercado ao projetar carros elegantes e acessíveis que superam seu peso. O Carnival , Sorento, Sportage , Telluride, Stinger e EV6 oferecem alternativas tentadoras aos carros da Honda, Toyota e Subaru. Mesmo assim, a Kia geralmente desempenha o papel de seguidora, não de líder. Aprimorou as ideias existentes – maravilhosamente – mas nunca se destacou por conta própria.

Quando for lançado, o EV9 pode muito bem mudar isso. Ao trazer o primeiro EV de três linhas mainstream que é elegante e (espero) com preço razoável, a Kia certamente está assumindo a liderança. Tudo o que o EV9 precisa fazer é manter a aterrissagem.

Leia também:

Novo BYD Yuan Plus 2023: Preço, lançamento, fotos e mais

Nova pick-up Amarok 2024 traz pegada da Ranger

Quais são os SUVs mais econômicos do mundo?