Nova picape Ranger 2024 prepara terreno para ser híbrida e elétrica o quanto antes

Uma picape competitiva que já está de olho no futuro do segmento

Nova picape Ranger 2024
(Foto: Divulgação)

As picapes médias fazer sucesso no Brasil. Mesmo assim, esse segmento passará por mudanças. A chegada dos carros híbridos e elétricos tem muito a ver com isso, sem dúvida. A nova picape Ranger 2024 é um dos modelos que trará mudanças interessantes dentro dessa proposta.

Outras marcas que atuam dentro dessa categoria já mostraram o futuro de seus modelos, como é o caso da Nissan e sua Frontier. A Colorado, da Chevrolet, também já prepara o terreno. A Toyota, líder de vendas no Brasil, pisa em ovos para trazer a nova Hilux e seguir na frente.

Vamos conferir no que vem por aí na marca da “raça forte” para encarar a atualização das rivais. Detalhes, revelados nos EUA, apontam parte desse caminho e tiram dúvidas relevantes a respeito do que veremos nos próximos meses entre as picapes médias no mundo todo e, claro, no Brasil.

Nova picape Ranger 2024

Em fala para a mídia especializada, o CEO da montadora, Jim Farley, deixou claro que tanto a Ranger quanto a Ranger Raptor estão a caminho. Os modelos chegam ainda em 2023. Um fórum de internet, focado no tema, conseguiu um cronograma que mostraria as reservas já sendo realizadas em junho e a produção começando em setembro de 2023.

Isso, é claro, são rumores e um apanhado de informações da internet. Sendo assim, não são notícias oficiais. Por outro lado, levando em consideração o que, de fato, acontece anualmente em termos de lançamentos de carros, as datas não parecem estar tão longe de uma suposta realidade.

Como chegarão modelos mais tecnológicos, como uma opção híbrida da picape e, talvez, até mesmo uma Ranger elétrica, a realização das reservas é algo que garante um solo sólido para a marca. Novidades como essa costumam deixar os livros de reservas cheios de pedidos. Com essa picape não deve ser diferente.

Nova picape Ranger 2024 lançamento
(Foto: Reprodução)

Primeiras impressões sobre a Ford Ranger Raptor 2024 dos EUA

Lá atrás, em novembro de 2021, foi apresentada mundialmente a versão global da Ranger. Sendo assim, quem vive nos EUA esperava uma opção norte-americana bem parecida com a global. De fato, é isso que parece estar ocorrendo. Isso devido a um vazamento de imagens de um modelo em produção.

Um fórum vazou uma imagem de uma linha de produção. Nela, vemos o que seria a Ford Ranger Raptor 2024. Atrás dela, inclusive, também podemos ver um Ford Bronco, seguido de mais carros atrás que não pudemos identificar. Essa imagem fala muito, apesar de não mostrar muita coisa além do carro em si.

A picape Ranger voltou aos EUA, mas a Ranger Raptor não apareceu no país. Porém, segundo o CEO Jim Farley, a Raptor também será lançada na Terra do Tio Sam já em sua nova geração. Espera-se que seja algo próximo ou idêntico ao modelo global apresentado.

Qual será a motorização?

A nova picape Ranger 2024 deverá vir seguindo a linha do que foi apresentado na versão global. São três motores oferecidos que trazem possibilidades ao modelo. Porém, os três motores apresentados são a diesel. Sendo assim, vão na contramão da evolução elétrica e híbrida da qual estamos falando.

Já no caso do Bronco, outro modelo importante, a motorização voltaria ao básico. Ou seja, um propulsor de quatro cilindros 2,3 L turbo. Essa máquina desempenha algo na casa dos 270 cavalos de potências, ou seja,  algo parecido com a versão anterior. Mas vamos voltar para a Ranger.

A Raptor global, já apresentada, conta com um motor V6 biturbo. Ele desempenha 392 cavalos de potência. Enfim, nos EUA, essa deverá ser a motorização da nova picape Ranger 2024. No país, o desempenho é muito considerado na hora da compra. Na terra das picapes, uma marca como a Ford não pode pisar na bola.

A nova Ranger será híbrida?

Isso acontecerá, mas não agora. Ao menos é o que parece. A mídia especializada se baseia em uma informação da Automotive News para apostar na chegada da Ranger híbrida para 2025. Essa é uma aposta mínima, portanto, a opção com detalhes elétricos pode ficar ainda mais para a frente, dependendo da urgência do mercado.

A versão PHEV foi vista rodando nas ruas da Europa, durante testes, ainda com aquelas coberturas camufladas. A Ford já patenteou o nome Ranger Thunder. Não precisa ser uma falador fluente de inglês para entender a ligação do nome com, bem, eletricidade. Essa poderia ser uma versão híbrida plug-in, por exemplo.

Um Ford Bronco híbrido está a caminho, portanto, esse é um caminho claramente aberto na marca que pode resultar em uma Ranger híbrida. Essa opção do bronco vem para brigar com o Jeep Wrangler 4Xe. Não há detalhes oficias vindos da Ford sobre isso, mas já há muito o que se pensar com essas informações.

Em 2026, seguindo uma tendência mundial e obedecendo exigências de países europeus, a montadora deverá se tornar elétrica e híbrida no Velhos Continente. Sendo assim, a Ranger também é um dos carros que terá que se mover com energia mais limpa até lá ou a partir de lá.

Nova picape Ranger 2024 elétrica?

Essa é uma possibilidade, como já vínhamos falando. Esse é o futuro dos carros de todas as vertentes. Os modelos elétricos, mesmo as picapes, já mostraram que têm força e desempenho equiparáveis ou até superiores aos apresentados por carros com motores a combustão.

Uma parceria entre Ford e Volkswagen já acontece há um tempo. Tanto, que modelso como Ranger e Amarok, cada uma de uma montadora, já apresentam detalhes compartilhados. A Ford, supostamente, trabalha com a colaboração da montadora alemã para o desenvolvimento de uma Ranger elétrica.

Os registros de patentes podem se cortinas de fumaça, mas também podem ser indicativos do que vai acontecer em breve com as marcas. Na Europa, a Ford entrou com um pedido de registro para “Ranger Lightning”. Por outro lado, não sinais de uma produção totalmente elétrica do carro antes de 2029.

Leia também:

Nova picape F-150 Lightning 2024 prepara linha para nova geração cheia de tecnologia

Novo Tracker Midnight 2024 chega junto a versão esportiva RS do SUV

Nova Tucson 2024 visa manter popularidade do modelo com detalhes importantes