Novo X5 2024 tem mais potência e tecnologia híbrida leve para conforto esportivo

Uma máquina poderosa e com visual chamativo

Novo X5 2024
(Foto: Divulgação)

Em 1994, a BMW adquiriu a Land Rover, a empresa que sem dúvida estabeleceu o padrão para experiências de SUV robustas e luxuosas. Cinco anos depois e com 75 anos de expertise do pessoal da Rover, surgiu o primeiro SUV da BMW, conhecido como X5. Desde então, os executivos da empresa em Munique cultivaram com inteligência essa placa de identificação. Os carrões leves da BMW, também conhecidos como SUVs da série X, representaram 62,5% de suas vendas nos Estados Unidos em 2022, respondendo por 208.015 unidades vendidas e um crescimento de segmento ano a ano de 15,7%. Hoje vamos falar sobre o novo X5 2024.

Não é surpresa que a BMW esteja renovando sua quarta geração X5 e X6 para 2024. Os veículos da geração atual foram lançados em 2019, então é hora de atualizações no meio do ciclo, que serão reveladas no The Amelia Concours d’ Elegance em Marchar.

Novo X5 2024 inova em vários quesitos

Novo X5 2024 preço
(Foto: Divulgação)

O preço começa em $ 66.195 para o modelo básico X5 sDrive40i, que inclui uma taxa de entrega e destino padrão de $ 995, e sobe para $ 94.595 para o X6 M60i xDrive topo de linha. O X5 está disponível em quatro variantes com três powertrains exclusivos e duas opções de drivetrain, enquanto o X6 está disponível em dois powertrains, mas apenas com tração nas quatro rodas proprietária da BMW (xDrive) .

Em comparação com os preços do ano modelo de 2023, os preços do modelo básico do X5 aumentaram em US $ 3.600, independentemente do sistema de transmissão, enquanto os preços do modelo básico X6 aumentaram em US $ 3.800, embora esses modelos sejam os únicos acabamentos diretos do ano passado.

Se é apenas uma atualização, por que a BMW está cobrando muito mais? A resposta se resume a uma série de novos powertrains em toda a linha. Nos modelos básicos X5 e X6, designados pelos apelidos sDrive 40i ou xDrive40i, um motor de seis cilindros em linha turbo de 3,0 litros retrabalhado é instalado com 375 hp e 383 lb-ft de torque.

Além disso, ao instalar a tecnologia híbrida leve de 48V por meio de um motor elétrico na transmissão Steptronic Sport de 8 velocidades padrão do modelo, a BMW conseguiu eletrificar todos os seus modelos de combustão interna X5 e X6. Isso permite funções de partida/parada automáticas mais suaves e uma aceleração mais eficiente, ao mesmo tempo em que oferece o benefício de uma função de desaceleração ativa quando o modo Eco Pro está ativado, diz a empresa.

Desempenho

Novo X5 2024 lançamento
(Foto: Divulgação)

A potência aumentou, assim como o torque, em 40% e 51 lb-ft, respectivamente, em comparação com o I-6 de 3,0 litros do ano anterior. A BMW diz que conseguiu esse aumento de potência contando com o ciclo de combustão Miller, que exigiu a atualização do controle da árvore de cames, injeção, sistema de ignição e roteamento dos gases de escape, além de adicionar a versão mais recente de seu controle de válvula totalmente variável. Notavelmente, o motor de seis cilindros tem balancins comutáveis, o que significa que pode desviar os gases de escape do lado de saída do motor e reduzir o torque de atrito do motor em cerca de dois terços.

Dando continuidade à sua linhagem híbrida plug-in , o renovado xDrive45e de 2023 passa a chamar-se xDrive50e, tendo sido equipado com um novo motor elétrico síncrono e uma bateria de 25,7 kWh e 238 volts. Este motor elétrico é emparelhado com o seis cilindros de 3,0 litros revisado para uma potência de 483 hp e 516 lb-ft de torque, com 194 desses cavalos vindos do próprio motor.

A BMW cita um alcance estimado de 40 milhas totalmente elétrico da bateria, emparelhado com uma taxa de carregamento CA máxima de 7,4 kW. No geral, o X5 eletrificado obtém 83 hp extras, 25% a mais de energia utilizável da bateria e 10 milhas a mais de alcance totalmente elétrico estimado em comparação com o modelo ’23. Se você não gosta de veículos elétricos e deseja desempenho total, a BMW oferece os modelos topo de linha, M-spec X5 M60i xDrive e X6 M60i xDrive, com um novo V8 e o novo motor leve de 48 volts e sistema híbrido.

Motorização do novo X5 2024

O TwinPower Turbo, S68 V8 de 4,4 litros encontrado no acabamento M60i é uma relíquia da história do automobilismo da BMW, com coletor de escapamento cruzado, turbocompressores simétricos e resfriamento externo do óleo do motor, mas também foi ajustado para o melhor desempenho nas ruas -capacidade graças ao motor elétrico embutido em sua transmissão Steptronic Sport de 8 velocidades. A BMW diz que os engenheiros também reforçaram o acionamento do virabrequim, adicionaram uma nova bomba de óleo e minimizaram o peso do cárter de óleo para melhorar a resistência metalúrgica.

As origens do X5 eram para ser um “veículo esportivo/atividade “, com uma experiência de direção digna de corridas secundárias, e esse princípio permaneceu uma característica proeminente de toda a linha da série X. Construído em uma suspensão dianteira de alumínio double-wishbone e suspensão traseira de cinco elos de aço leve, o X5 e o X6 devem combinar qualidade de condução premium com desempenho ideal.

Detalhes técnicos

Novo X5 2024 bmw
(Foto: Divulgação)

Para esse efeito, a Suspensão Adaptável M com amortecedores controlados eletronicamente e válvulas hidráulicas ajustáveis ​​eletromagneticamente é padrão nos modelos X5 M60i, X6 xDrive40i e X6 M60i e opcional no modelo básico X5 sDrive40i, X5 xDrive40. O modelo X5 xDrive50e recebe uma suspensão pneumática adaptativa de dois eixos com autonivelamento automático como padrão, embora essa opção de suspensão também esteja disponível para os modelos básicos.

As versões M60i do X5 e X6 recebem direção da roda traseira padrão com três graus disponíveis de ângulo da roda traseira, o que ajuda a melhorar a estabilidade em altas velocidades e reduz o raio de viragem em baixas velocidades. Pneus runflat para todas as estações montados em aros de 20 polegadas serão instalados como padrão em todos os modelos 2024 X5 e X6, embora rodas e pneus de desempenho de 21 e 22 polegadas estejam disponíveis na BMW ou M- Performance.

Visual atualizado

Por dentro e por fora, o ano modelo 2024 apresenta pequenas atualizações de seu antecessor, como um novo painel frontal no X5 ou uma atualização do pacote M Sport padrão no X6, mas a execução principal permanece a mesma. Uma série de telas sensíveis ao toque de infoentretenimento adornam o interior, medindo 12,3 polegadas para o painel de instrumentos digital e 14,9 polegadas para a tela central de entretenimento e controle climático.

Emparelhado com o mais novo software iDrive da BMW , a BMW visa funções simplificadas em todo o espectro de infoentretenimento. Os assentos esportivos com estofamento Sensafin agora são padrão, assim como uma série de funções de iluminação ambiente graças a uma nova barra de luz e LEDs internos. Para completar, as luzes dianteiras e traseiras, bem como as grades em forma de rim da BMW, foram atualizadas para este ano modelo, com as luzes reduzidas e os rins continuando a crescer.

Principais rivais

Nesse segmento, a BMW compete com SUVs de luxo da Volvo, Genesis, Mercedes-Benz, Audi, Lexus e Porsche, embora a coroa dos SUVs esportivos tenha historicamente trocado de lugar entre Munique e Stuttgart por geração.

Com mais potência e sem dúvida mais luxo a um preço mais alto, a BMW talvez esteja se preparando para uma luta mais direta com a Porsche , já que a marca continua a aumentar suas vendas de SUVs. A BMW começará a produzir os atualizados ’24 X5 e X6 em Spartanburg, Carolina do Sul, em abril.

Leia também:

Novo BMW XM 2023 é incrível em vários sentidos, mas ainda peca nos detalhes

Novo Cayenne 2024 recebe tratamento digital total

Novo Sonata 2024 recebe atualização impressionante por dentro e por fora