Kit especial transforma modelos Ford F-150 em verdadeiras feras do deserto
Cansado de todos os caminhões off-road de fábrica, como os Raptors, TRXs e ZR2s? Bem, você está com sorte! A Factory Five Racing acaba de lançar um novo kit que transformará um Ford F-150 de 2015 a 2020 em um verdadeiro troféu do deserto, em vez de um Raptor.
O kit XT-1 redefine o conceito de “restauração do chassi”, substituindo o chassi convencional do F-150 por uma estrutura completa de tubos de aço, acompanhada de uma nova suspensão de longo curso. Tudo o que você precisa é de um caminhão, habilidades mecânicas – e US$ 24.990.
Mão na massa
O kit XT-1 é o primeiro projeto da Factory Five a manter o interior original de fábrica, o que significa que o caminhão finalizado parece completamente autêntico por dentro. Porém, por baixo, é uma história diferente.
A estrutura da Ford é substituída por uma monstruosa estrutura de tubos de aço, que, segundo a Factory Five, pesa 100 libras a mais do que a original, mas é duas vezes mais resistente. O novo chassi expande tanto as larguras dianteira quanto traseira do veículo, tornando o XT-1 90 polegadas mais largo nos para-lamas – 3 polegadas a mais do que um Raptor R, que já é largo.
Essa maior largura requer a instalação de novas peças de carroceria, como capô, para-lamas dianteiros e traseiros. Os painéis da carroceria são feitos de fibra de vidro, com uma opção de fibra de carbono por US$ 6.999.
No entanto, é a suspensão que é o ponto principal do XT-1. A suspensão dianteira independente de braço de controle (com juntas homocinéticas e tração nas quatro rodas) inclui amortecedores Fox de longo curso com reservatório remoto e oferece 16 polegadas de curso. A parte traseira é ainda mais impressionante, substituindo o sistema de molas do F-150 por uma suspensão helicoidal de quatro elos que possui 20 polegadas de curso. O XT-1 é projetado para acomodar pneus de 37 polegadas, os mesmos utilizados no Raptor R.
Extras opcionais
Além dos painéis de carroceria de fibra de carbono, existem algumas opções adicionais. O pacote de reboque de US$ 699 permite que o F-150 recupere sua capacidade de reboque, incluindo engate, barra panhard e cintas limitadoras de eixo. As barras anti-rolagem traseiras custam US$ 399, mas afinal, não faz parte da experiência de um caminhão off-road a sensação de rolar um pouco na carroceria? Uma gaiola de proteção interna estará disponível em algum momento, mas ainda não há preço definido.
Quanto ao veículo doador, você precisará de um Ford F-150 cabine dupla 4×4 dos anos 2015 a 2020, com um tanque de combustível de 26 galões (os modelos 2021 ou 2022 também são compatíveis, mas mais complexos). Os motores V6 EcoBoost twin-turbo de 3.5 litros ou V8 de 5.0 litros funcionarão perfeitamente. Aliás, a Ford não lançou recentemente um kit de 700 cavalos de potência para esse motor 5.0? Prepare seu cartão de crédito, porque temos uma ótima ideia!
O kit XT-1 estará disponível para venda em agosto, então você pode começar a limpar sua garagem desde já. Se tudo correr bem, você poderá sair acelerando seu F-150 transformado na próxima primavera, sem se preocupar com os obstáculos no caminho.
Leia também:
Novo BYD e2: Carro elétrico custa R$ 75 mil e é maior que modelos populares no Brasil
Edição limitada: Chevrolet lançará apenas 350 unidades do Camaro ZL1