Peugeot 208 Turbo: O Hatch que Eleva o Jogo com Desempenho e Eficiência

A aguardada versão turbo do Peugeot 208 finalmente chegou, trazendo consigo um novo nível de potência e eficiência para o aclamado hatch. Equipado com o comprovado motor 1.0 turboflex em conjunto com um câmbio CVT de simulação de sete marchas, o novo modelo incorpora uma mecânica que já se mostrou eficaz em outros veículos do grupo Stellantis, como o Fiat Pulse e a Strada. Com três opções de acabamento, o hatch turbinado está disponível a preços atrativos, variando entre R$ 99.990 e R$ 114.990. Além disso, a linha 2024 do Peugeot 208 passou por ajustes de preços, agora partindo de R$ 75.990.

As novas variantes do hatch, lançado no Brasil em outubro de 2020, foram cuidadosamente concebidas para abranger todo o leque de opções do segmento. Dessa forma, junto ao novo motor turbo, o modelo continua a oferecer escolhas entre as opções aspiradas de 1.0 litro e 1.6 litro. Rafael Filon, representante da Peugeot, mencionou durante a apresentação do veículo: “Mantivemos ambas as opções, pois entendemos que os clientes têm necessidades diferentes. Preferimos aguardar para avaliar a recepção”.

Desempenho na Pista

Para avaliar o 208 turbo, a Peugeot convidou a imprensa para um test-drive na pista da Fazenda Capuava, no interior de São Paulo. O motor 1.0 turbo de três cilindros, gerando 130 cv e 20,4 mkgf de torque máximo, revelou-se uma potência notável. Esses números, os mais elevados da categoria, superam modelos como o Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo.

A entrega de força a partir das 1.750 rpm prioriza o desempenho em baixas rotações, conferindo ao veículo uma agilidade impressionante em acelerações e retomadas de velocidade. O 208 turbo demonstra uma capacidade notável para ganhar velocidade sem esforço, mantendo uma agilidade notável nas curvas.

No entanto, é importante destacar a dinâmica entre o motor e a transmissão CVT, fornecida pela Aisin. Em acelerações mais agressivas, ainda há um certo desafio na sincronia entre os dois. Por outro lado, quando se conduz de forma mais moderada, essa interação se torna mais fluída. A caixa, com seu software exclusivo, simula a operação de uma transmissão de sete marchas. No entanto, as trocas sequenciais só podem ser realizadas através da alavanca de câmbio, sem a presença de aletas atrás do volante, o que pode ser uma desvantagem em ambientes de pista, onde agilidade é essencial.

Peugeot 208 Turbo preço

(Foto: Divulgação)

Leia mais:

Hatch elétrico BYD Seagull chegará com preço competitivo no nível de HB20 e Polo

BYD Desafia a Tesla: O Sedã Elétrico “Seal” como Alternativa Competitiva ao Model 3

Mecânica Aprimorada

O comportamento das suspensões do 208 turbo é excelente, combinando conforto e rigidez na medida certa. Amortecedores e molas foram recalibrados para garantir uma experiência de condução ainda mais envolvente. Adicionalmente, novas pinças de freio fazem parte das atualizações mecânicas.

Em termos gerais, o 208 turboflex é capaz de atingir de 0 a 100 km/h em 9 segundos, com etanol no tanque. Essa performance é ainda mais impressionante considerando que o hatch é mais leve que o SUV Fiat Pulse. Quanto à velocidade máxima, alcança 206 km/h, independentemente do tipo de combustível utilizado.

Design Intacto, Detalhes Aprimorados

A Peugeot optou por manter o visual do modelo praticamente inalterado, com a única diferença notável sendo as rodas de 17 polegadas, uma estreia para o 208. Além disso, a ponteira do escape agora apresenta um acabamento cromado.

Interior Sofisticado e Tecnológico

O interior do 208 oferece um espaço confortável para quatro ocupantes, embora o quinto passageiro possa se sentir um pouco apertado. O entre-eixos de 2,54 metros proporciona um ambiente agradável. O porta-malas tem capacidade para 311 litros, segundo a ficha técnica da marca.

O design do painel segue o conceito i-cockpit, com um volante de diâmetro reduzido posicionado abaixo do quadro de instrumentos digital. O acabamento do 208 é exemplar, combinando plásticos de alta qualidade com encaixes precisos. Texturas sensíveis ao toque e assentos parcialmente revestidos em couro completam o ambiente. A versão avaliada (Style Turbo CVT) inclui faróis com iluminação full-LED, câmera de estacionamento, pedais de alumínio, teto panorâmico e um carregador de smartphone por indução para os modelos mais modernos.

As versões turbinadas também contam com uma central multimídia de 10,3 polegadas, compatibilidade com smartphones Android e Apple, ar-condicionado automático e digital, direção elétrica e câmera de ré. A Peugeot oferece um pacote de revisões com preço fixo para as três primeiras revisões (10 mil a 30 mil km ou 36 meses), por R$ 530. Com um desempenho de destaque, um design aprimorado e características tecnológicas inovadoras, o Peugeot 208 turbo marca um novo capítulo na jornada da marca rumo à excelência automotiva.

Está matéria tem 0 comentários. Seja o primeiro!