Foton lança primeiras picapes híbridas a diesel do Brasil e expande linha de caminhões
A Foton, gigante chinesa de veículos comerciais, está ampliando sua atuação no Brasil com o lançamento das primeiras picapes híbridas a diesel do país: Tunland V7 e V9. Esses modelos se destacam pela combinação de robustez e inovação, sendo equipados com um motor 2.0 turbodiesel auxiliado por um motor elétrico de 48V. As picapes compartilham muitas semelhanças em tamanho e desempenho, mas cada uma traz características próprias que atendem diferentes necessidades dos consumidores.
Tunland V7 e V9: As Primeiras Picapes Híbridas a Diesel do Brasil
Ambos os modelos, V7 e V9, possuem 5,617 metros de comprimento e 3,355 metros de entre-eixos, mas diferem em largura e altura. A V9, por exemplo, é 9 centímetros mais larga e 4 centímetros mais alta que a V7, características que proporcionam uma postura mais robusta e imponente.
No coração dessas picapes está um motor 2.0 turbodiesel de quatro cilindros, com auxílio de um motor elétrico de 48V, resultando em 175 cavalos de potência e 4,88 kgfm de torque. Esses números impressionam, especialmente considerando que as picapes aceleram de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, com um consumo médio de 12,5 km/l e uma autonomia de 960 quilômetros.
Modelo | Comprimento | Largura | Altura | Entre-eixos |
---|---|---|---|---|
Tunland V7 | 5,617 m | 2,00 m | 1,91 m | 3,355 m |
Tunland V9 | 5,617 m | 2,09 m | 1,95 m | 3,355 m |
Diferenças na Suspensão e Equipamentos
As picapes diferem em suspensão, com a V7 focada no conforto através do sistema Macpherson, enquanto a V9 é voltada para o off-road , equipada com feixe de mola. Ambas vêm com tração nas quatro rodas e transmissão automática ZF de oito marchas, mas a V9 se destaca pelo visual mais agressivo, inspirado na Ram 1500, com uma grade frontal larga e sem decoração.
Internamente, os dois modelos oferecem um painel com layout idêntico, onde predominam materiais de alta qualidade como couro, além de modernos sistemas de tecnologia embarcada, como câmeras 360º, sensor de ponto cego, alerta de frenagem e seis airbags.
Expansão para o Segmento de Caminhões
Além das picapes, a Foton lança novos caminhões, incluindo o semipesado Auman 17T, com motor Cummins F4.5L de 220 cavalos, e o semileve Aumark S 315, que vem em versões com câmbio manual e automático. O destaque entre os novos lançamentos é o iBlue, um pequeno caminhão elétrico com até 200 km de autonomia, voltado para entregas urbanas.
Caminhão | Motor | Potência | Peso Bruto |
---|---|---|---|
Auman 17T | Cummins F4.5L | 220 cv | 17.000 kg |
Aumark S 315 | Cummins 2.5L | 150 cv | 3.500 kg |
iBlue | Elétrico CATL | 156 cv | 6.000 kg |
Planos para Produção Nacional
Com esses lançamentos, a Foton pretende solidificar sua presença no mercado brasileiro, com planos para iniciar a produção nacional de veículos comerciais a partir de 2028. A marca está avaliando diferentes possibilidades, incluindo a aquisição de uma planta existente ou a construção de uma nova fábrica do zero.
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Aposta no Brasil
A Foton está apostando alto no Brasil com uma estratégia que combina inovação e robustez. A chegada das primeiras picapes híbridas a diesel e a expansão da linha de caminhões mostram que a marca está pronta para atender às demandas do mercado brasileiro, ao mesmo tempo em que se prepara para um futuro de produção local.