Peugeot se despede do motor 1.6 flex no Brasil: Fim de uma era

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Após quase duas décadas de presença marcante no mercado brasileiro, a Peugeot anuncia o adeus definitivo ao motor 1.6 EC5, uma das unidades mais emblemáticas que já equipou diversos modelos das marcas Peugeot e Citroën. A Stellantis, grupo responsável pelas duas montadoras, confirma que a produção do motor continuará apenas para exportação, mas o seu futuro é incerto, diante dos investimentos focados em novas tecnologias e modelos mais eficientes.

O Motor 1.6 EC5: Uma História de Quase 20 Anos

O motor 1.6 EC5 fez sua estreia no Brasil em 1998, quando equipava o icônico Peugeot 206, que ainda era importado na época. Desde então, o propulsor passou por uma série de modificações ao longo dos anos, para atender às exigências tecnológicas e ambientais. O motor se tornou conhecido por seu desempenho confiável e eficiência, ganhando espaço em modelos populares da Peugeot e Citroën, sendo adotado em versões de veículos como o Peugeot 207, 208, 2008 e o Citroën C3 e C4 Cactus.

No entanto, a competitividade crescente e a chegada de novas tecnologias, como os motores turbo e híbridos, impulsionaram a Stellantis a redirecionar seus esforços para conjuntos mais modernos. Isso faz parte de uma estratégia que visa a inovação e o aumento da eficiência energética .

(Divulgação)

O Fim da Produção no Brasil

A descontinuação do motor 1.6 flex já vinha sendo especulada há algum tempo, mas a decisão se confirmou com a chegada dos novos modelos da Peugeot, como o 208 2025, que deixará de oferecer a versão com o motor 1.6 aspirado, ficando restrito ao 1.0 aspirado e 1.0 turbo. O SUV 2008 também abandonou o motor 1.6 em suas versões mais recentes, sinalizando o fim dessa era.

O Citroën C4 Cactus, que ainda utiliza o motor 1.6 EC5, também está com seus dias contados na linha de produção. Nos próximos meses, a fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, dará lugar à produção do novo SUV cupê Basalt, eliminando assim mais um modelo equipado com o motor 1.6.

Modelos que Utilizavam o Motor 1.6 EC5 Status Atual
Peugeot 206 (1998) Descontinuado
Peugeot 208 (Versão Roadtrip 2024) Descontinuado
Peugeot 2008 Descontinuado
Citroën C4 Cactus Em Fase Final de Produção
Citroën C3 Não utiliza mais o motor 1.6

Investimentos em Novas Tecnologias

Enquanto o motor 1.6 flex se despede do mercado brasileiro, a Stellantis está de olho no futuro. Com um investimento de R$ 454 milhões na fábrica de Betim (MG), a empresa vai aumentar a produção de motores mais modernos, como os 1.0 e 1.3 GSE turbo, além dos aspirados Firefly. A chegada de versões Bio-Hybrid também reforça a transição da empresa para soluções mais sustentáveis e eficientes.

Esses motores, além de serem mais leves e potentes, estão alinhados às tendências globais de redução de emissões de poluentes e maior eficiência energética. A Stellantis aposta em uma linha de propulsores que garantem desempenho superior e consumo mais baixo, com foco na transição energética e na eletrificação parcial de seus veículos.

O Que Vem a Seguir para a Stellantis?

A substituição do motor 1.6 EC5 pelo novo portfólio de motores é um movimento estratégico que acompanha o crescimento da demanda por veículos mais econômicos e ecológicos. A fábrica de Betim, que já é um importante polo de produção, terá um papel crucial na entrega dessas novas tecnologias.

Os motores Firefly e GSE são apontados como a base do futuro da Stellantis no Brasil, tanto para os modelos compactos quanto para os SUVs, além de possíveis variantes híbridas que devem chegar ao mercado nos próximos anos.

Novo Portfólio de Motores Stellantis Características
1.0 GSE Turbo Motor compacto, eficiente e potente
1.3 GSE Turbo Oferece mais potência para SUVs e veículos maiores
1.0 Firefly Aspirado Focado em economia de combustível
1.3 Firefly Aspirado Versão aspirada para modelos compactos e intermediários
Bio-Hybrid Nova linha híbrida, com foco em eficiência e sustentabilidade

A Exportação: Último Refúgio do Motor 1.6?

Mesmo com o fim da produção do motor 1.6 flex para o mercado brasileiro, a Stellantis continuará produzindo essa unidade para exportação, especialmente para países como a Argentina, onde modelos como o Citroën Aircross ainda utilizam esse motor. No entanto, com o avanço das tecnologias mais modernas, é possível que a produção do motor 1.6 seja totalmente descontinuada nos próximos anos.

O Legado do Motor 1.6 EC5

O motor 1.6 EC5 deixa um legado importante no mercado brasileiro. Equipando uma série de modelos populares, ele foi responsável por oferecer desempenho confiável e acessível para uma grande parcela de consumidores. No entanto, o avanço das tecnologias e as demandas por maior eficiência fazem com que sua descontinuação seja um passo natural no caminho da evolução automotiva.

Agora, o futuro da Peugeot, Citroën e outras marcas do grupo Stellantis no Brasil passa pela eletrificação, motores turbo e soluções híbridas, alinhadas às tendências globais que buscam reduzir o impacto ambiental e oferecer mais inovação e tecnologia aos motoristas.

Com isso, encerramos uma era, mas damos as boas-vindas ao futuro da mobilidade. A Peugeot, assim como outras marcas do grupo Stellantis, continua a se reinventar para atender às novas demandas do mercado e às necessidades dos apaixonados por carros.

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