Toyota Yaris Cross terá versão flex para oferecer preço mais competitivo

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A Toyota prepara uma grande entrada no disputado segmento de SUVs compactos no Brasil com o aguardado Yaris Cross, um modelo que promete atrair uma ampla gama de consumidores ao oferecer duas opções de motorização: uma versão flex e uma híbrida. Esse lançamento faz parte da estratégia da marca para ampliar seu portfólio no país e competir com outros nomes de peso como Volkswagen T-Cross, Honda HR-V, Peugeot 2008, Jeep Renegade, Fiat Pulse e Fastback, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker, e Hyundai Creta.

Duas Motorizações para Ampliar o Alcance

Em entrevista recente, Roberto Raun, diretor de comunicação da Toyota, confirmou que o Yaris Cross desenvolveu uma versão com motorização híbrida flex, alinhando-se à tendência de eletrificação crescente no mercado brasileiro. Entretanto, uma grande novidade é a inclusão de uma versão flex aspirada, voltada para quem busca um SUV com preço mais acessível.

Raun destacou a importância de atender ao mercado de forma abrangente: “Os carros produzidos no Brasil têm que atender o mercado de forma mais ampla. Então, consideramos também a motorização flex”, afirmou o executivo. Essa estratégia permitirá que a Toyota posicione o Yaris Cross como uma opção interessante tanto para os consumidores que desejam investir em um modelo híbrido, quanto para aqueles que preferem um motor convencional a combustão.

O que espera das motorizações?

Espera-se que o flex do Yaris Cross seja equipado com o conhecido motor 1.5 aspirado de 110 cv e 14,9 kgfm, versão já utilizada no Yaris atual. No entanto, a Toyota pode surpreender o mercado brasileiro ao trazer o motor 1.5 de três cilindros, que já é oferecido em outros mercados e entrega 125 cv e 15,6 kgfm. Essa unidade mais moderna poderia proporcionar um melhor equilíbrio entre desempenho e eficiência, ampliando o apelo do modelo.

No caso da versão híbrida, o Yaris Cross deverá contar com o sistema híbrido da Toyota, que combina um motor 1.5 flex aspirado com um motor elétrico. Essa configuração é semelhante à utilizada em outros modelos da marca, oferecendo 92 cv no motor a combustão e uma potência adicional pelo motor elétrico, melhorando a economia de combustível e a redução das emissões.

Uma característica já confirmada para ambas as versões é o câmbio CVT, que entrega uma condução suave e eficiente, uma preferência clara da Toyota nos últimos anos para seus veículos híbridos e convencionais.

Concorrência Direta e Estratégia de Preço

Com a inclusão de um flex, a Toyota consegue posicionar o Yaris Cross de forma competitiva no mercado, permitindo que o modelo dispute espaço não apenas com SUVs híbridos, mas também com versões móveis movidas a gasolina e etanol, ampliando significativamente sua fatia de mercado . Isso é especialmente relevante em um segmento tão saturado, onde o preço de entrada pode ser decisivo para conquistar os consumidores.

Além disso, a Toyota já tem experiência em oferecer SUVs híbridos no Brasil, com o Corolla Cross como exemplo. No entanto, o Yaris Cross pretende diferenciar-se oferecendo uma opção flex mais acessível para aqueles que não estão prontos para migrar para um híbrido ou que procuram um preço inicial mais competitivo.

(Reprodução)

O Toyota Yaris Cross surge como uma nova aposta da marca japonesa no Brasil, focando em diversidade de opções e tecnologia híbrida. A inclusão de uma versão flex é um movimento inteligente que, certamente, permitirá que o modelo atinja uma parcela maior do público que busca um SUV compacto. Se a Toyota acertar a faixa de preço e nas características técnicas, o Yaris Cross pode se consolidar rapidamente como um dos protagonistas do segmento.

O lançamento do Yaris Cross será um marco importante para a Toyota, tanto pela introdução de uma nova motorização no segmento quanto pela ampliação da oferta de SUVs compactos no mercado nacional. Agora, resta aguardar mais detalhes oficiais, como o preço final e as especificações técnicas completas, para saber se o novo modelo estará à altura de suas promessas.

Tabela de Comparação de Motorização:

Versão Motor Potência (cv) Torque (kgfm) Câmbio Tipo de Tração
Flex (aspirado) 1,5 4 cilindros 110 14,9 CVT Dianteira
Flex (híbrido) 1,5 3 cilindros 92 (combustão) 15,6 CVT Dianteira

Com o Yaris Cross, a Toyota amplia ainda mais sua aposta no mercado brasileiro, trazendo um modelo capaz de atrair tanto quem busca tecnologia híbrida quanto aqueles que desejam uma opção mais acessível com motorização flex. Resta saber como o público reagirá a essa nova proposta da marca.

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