Novo Recon 2024: Conheça o próximo SUV poderoso da marca amada no Brasil

Está matéria tem 0 comentários.

O Wrangler e o Recon coexistirão e outros modelos elétricos estão chegando. A Jeep revelou recentemente o conceito off-road totalmente elétrico Jeep Recon SUV. A primeira pergunta é se este era o precursor do Jeep Wrangler totalmente elétrico que está chegando, ou um modelo totalmente novo daqui para frente, e o que esses novos Jeep EVs significam para o híbrido plug-in Wrangler 4xe que acabou de ser lançado um ano atrás, que provou ser bastante bem-sucedido. Vamos saber mais sobre o novo Recon 2024.

Para obter respostas, a mídia especialiada foi falar com quem entende do assunto e tem respostas de dentro da marca. O CEO da Jeep, Christian Meunier falou sobre isso, em Detroit (EUA), para trazer uma visão mais clara do futuro plano de produto, à medida que a Jeep faz a transição para uma linha completa de SUVs EV até o final da década.

Novo Recon 2024 não traz nenhuma ameça ao rei

Para começar, Meunier deixa claro que o Wrangler continuará melhorando e nada irá destroná-lo, independentemente do motor. O Wrangler continuará a ter um motor de combustão e a opção híbrida plug-in 4xe por algum tempo, enquanto o Recon chega ao mercado em 2025 como um veículo puramente elétrico a bateria.

Mesmo quando o Wrangler for puramente elétrico, ele estará no topo da linha off-road. “O Wrangler é o rei, nota 10 com classificação de trilha, o melhor da classe, o rei da colina”, diz o chefe da Jeep. “O Recon será um concorrente muito bom, mas não será tão bom.”

O Recon é um SUV de médio porte e, embora as dimensões exatas não tenham sido divulgadas, Meunier diz que é semelhante em tamanho ao Wrangler. Ambos os veículos são projetados para aventuras off-road e curtir a natureza com a capacidade de remover os painéis para uma experiência ao ar livre.

Modelos Jeep andam lado a lado e se complementam

novo jeep recon 2024 preço

(Foto: Divulgação)

O Recon é apenas um trampolim para acostumar os clientes a um Jeep movido a bateria, preparando a bomba para o Wrangler EV? Não, diz Meunier, eles foram pensados ​​para complementar. “Nós os chamamos de irmãos, mas eles têm estilos diferentes. Há uma semelhança no fato de que você pode tirar as portas, janelas e rematar, mas eles têm uma personalidade muito distinta e permanecerão assim.”

“Acho que os dois produtos serão muito complementares”, diz Meunier, mas oferecerão experiências diferentes, inicialmente impulsionadas por seus diferentes grupos de força. “Acreditamos que há um enorme potencial para os dois coexistirem por um período de tempo, mas com o tempo também haverá um Wrangler BEV”, diz Meunier. Ele não diz quando tanto o Wrangler quanto o Recon são 100% elétricos. Com a adição do Recon, o Wrangler pode esperar até o final da década, quando o Jeep fará a transição para uma linha totalmente elétrica – ou 4xe, como a marca se refere a todos os modelos eletrificados.

Meunier acha que o Recon e o Wrangler atrairão compradores diferentes. Espera-se que ambos atraiam novatos para a marca, como foi o caso do Wrangler 4xe, onde dois terços dos clientes nunca tiveram um Jeep antes. Ele acha que o Recon levará a taxa de conquista para outro nível.

Onde será fabricado o Jeep Recon?

O Recon será construído na América do Norte, assim como outro recém-chegado, um Wagoneer de tamanho médio com o codinome S, até que ganhe um nome real em uma próxima competição de fãs do Jeep. A montadora não está dizendo onde será construído ainda. Meunier observa que há duas novas fábricas de baterias chegando em Kokomo, Indiana, e Windsor, Ontário, para fornecer as futuras fábricas de montagem eventualmente designadas para os novos EVs. A maioria das decisões de fabricação já foi tomada, mas algumas ainda não foram finalizadas. Eles serão montados na América do Norte e lançados primeiro aqui e depois exportados para a Europa.

O Recon usará a plataforma STLA Large da montadora junto com o Wagoneer S EV; a plataforma oferece um alcance totalmente elétrico de até 400 milhas com uma única carga. Embora o Wagoneer S EV provavelmente atinja esse alvo, o Recon terá um alcance menor com seu design quadrado com alguma margem, sugere Meunier. A plataforma STLA Large está se tornando bastante flexível em sua capacidade de gerenciar ambas as extremidades do espectro de SUV com um Wagoneer S urbano, mais esportivo e mais robusto e o Recon mais robusto.

Em toda a família corporativa mais ampla da Stellantis sobre a Jeep, a plataforma STLA Large também está sendo usada para o Dodge Charger Daytona SRT 2024 e outros muscle cars totalmente elétricos futuros, bem como outro veículo para a marca Chrysler mais premium em 2025, provavelmente baseado no Conceito de fluxo de ar e um retorno futuro da picape Ram de médio porte. A escala e as sinergias ajudarão a manter os custos sob controle para um portfólio de novos veículos elétricos vindos da Stellantis, que tem 14 marcas para alimentar.

Jeeps elétricos globais chegando

novo jeep recon 2024 lançamento

(Foto: Divulgação)

A montadora disse que eletrificará seus SUVs de tamanho normal com versões plug-in. O Jeep Grand Wagoneer 4xe e o Jeep Wagoneer 4xe chegarão ao mercado em 2024. Ainda não foi decidido se eles serão marcados com o ano modelo 2024 ou 2025, diz Meunier. E, eventualmente, ambos terão versões elétricas completas com bateria.

Na Europa, a montadora está lançando um novo SUV Jeep elétrico chamado Avenger. “É um nome legal”, diz ele. Sim, o nome pertencia a um Dodge, mas na opinião de Meunier, o antigo Avenger era de pequeno porte com vida útil curta na América do Norte e pouco conhecido na Europa. Como cortesia, ele apresentou a ideia de usar o nome ao CEO da marca Dodge, Tim Kuniskis , que disse que estava tudo bem. Meunier acha que o nome combina com a personalidade do divertido jipe ​​que não será vendido na América do Norte. E o nome foi bem em clínicas de clientes na Europa, onde ninguém fez a associação com a Dodge.

Fonte: MotorTrend

Quanto vai custar o novo Recon 2024?

Quanto vai custar o novo Recon 2024?`Por ser um carro elétrico, espera-se que chegue custando acima de $ 62.380, levando em consideração o preço do Wrangler. O Jeep Recon 2024 foi fortemente influenciado pelo icônico Wrangler da marca. Embora o Recon não substitua este modelo, ele deve muito de seu design e espírito ao lendário off-roader.

Muitos SUVs modernos priorizam um design elegante e curvilíneo, no entanto, o Recon será descaradamente quadrado. O modelo foi projetado no mesmo estúdio de design do Wrangler. Como resultado, o Recon ostenta uma interpretação moderna da icônica grade de sete slots, que agora incorpora retroiluminação LED. Outras influências de design incluem os para-choques grossos, silhueta de duas caixas e montagem de pneus robustos de alto perfil.

A Jeep ainda não divulgou indicações sobre o preço de varejo do Recon. No entanto, dada a forte conexão do veículo com o Wrangler, uma olhada na estrutura de preços desse modelo pode lançar alguma luz. Dado que os EVs são tipicamente mais caros do que suas contrapartes com motor de combustão interna, podemos esperar que o Recon tenha um preço mais alto.

O Wrangler de nível de entrada começa em pouco menos de US $ 32.000, enquanto a faixa continua até $ 84.290 para o Rubicon 392. No entanto, talvez devêssemos olhar para as versões PHEV para a melhor indicação, que combinam a potência do motor de combustão com a energia elétrica. A versão mais barata, o Sahara 4xe, começa em $ 58.640, enquanto o Rubicon 4xe de especificação mais alta chega a $ 62.380. Dados os custos extras de desenvolvimento e fabricação associados a um trem de força totalmente elétrico, é provável que o Recon comece com preços superiores aos do híbrido.

Quando você pode comprar o novo Recon 2024?

Prevê-se que os livros de pedidos sejam abertos no final de 2023, com a produção marcada para começar em 2024. No entanto, não há detalhes firmes sobre quando os compradores do Recon provavelmente receberão seus novos veículos. Infelizmente, teremos que esperar um pouco mais até que a Jeep finalize esses detalhes.

Com o Wrangler permanecendo à venda, incluindo suas variantes 4xe PHEV, será interessante ver como a demanda pelos vários modelos se desenrola. Muitos proprietários de Jeeps são fãs de longa data da marca e podem achar difícil aceitar a mudança radical da fonte de energia, pelo menos inicialmente.

Leia também:

Novo Cayenne 2024 recebe tratamento digital total

Novo GMC Hummer SUV 2024 é um gigantesco modelo com força bruta de sobra

Nova picape F-150 Lightning 2024 prepara linha para nova geração cheia de tecnologia

Está matéria tem 0 comentários. Seja o primeiro!