Nova Volkswagen Amarok 2023: motores Ford e mais novidades no lançamento

Um dos segredos mais mal guardados na parceria Ford Ranger/VW Amarok foi confirmado. A Volkswagen adotará a potência da Ford, à medida que novos nomes de modelos e tecnologia avançada surgirem. Sendo assim, a nova Volkswagen Amarok 2023 tem novidades a caminho.

A segunda geração da Volkswagen Amarok adotará um novo visual ousado, novos nomes, um surto de crescimento – e potência do motor Ford – quando for colocado à venda no início do próximo ano.

Embora tenha sido amplamente especulado que a nova Amarok adotaria motores Ford, uma vez que é baseado no novo Ford Ranger e será construído em uma fábrica da Ford na África do Sul (a Ford Rangers, com destino à Austrália, continuará vindo da Tailândia), nenhuma das empresas confirmou motores para a nova Volkswagen Amarok 2023 até hoje.

Nova Volkswagen Amarok 2023 nasce de uma aliança poderosa

picapes mais vendidas

(Foto: Reprodução)

Como relatado anteriormente, a nova VW Amarok é o produto de uma aliança com a Ford em veículos comerciais e carros elétricos.

No caso da nova Volkswagen Amarok 2023 e da nova Ford Ranger, ambos os veículos compartilham o mesmo chassi, suspensão, tração e câmbio – além de elementos-chave da carroceria, interior, arquitetura elétrica e funções digitais.

Tanto a nova Amarok quanto a nova Ford Ranger são baseados em uma estrutura de aço “ladder frame” originalmente concebida pela Ford – mas modificada com entrada da Volkswagen, de acordo com Lars Krause, membro do conselho da Volkswagen Commercial Vehicle responsável pelo marketing.

“A Amarok é está muito melhor do que se a Volkswagen fizesse tudo sozinha”, disse Krause à Drive em uma pré-visualização de mídia na Alemanha.

“O mesmo vale para a Ford. Sem nossa opinião, a Ranger não seria tão boa. A parceria nos permitiu juntar nossas forças individuais. Além do lado empresarial das coisas, o produto se beneficiou muito.”

Expectativas pelo mundo

Nova Volkswagen Amarok 2023 preço

(Foto: Reprodução)

A Volkswagen tem grandes esperanças para o novo modelo, que teve lugar na Austrália, Alemanha, EUA e África do Sul.

“O sucesso da Amarok e sua competitividade contínua mostraram que fizemos certo na primeira vez. Ainda é a referência em muitas áreas”, disse Krause.

“A parceria com a Ford trouxe novos desafios, mas, juntos, também nos permitiu criar um modelo ainda melhor.”

Assim como a Amarok de primeira geração, o novo modelo será oferecido tanto no estilo de carroceria de cabine dupla de duas portas quanto de quatro portas, juntamente com uma ampla gama de equipamentos opcionais que visam permitir que os potenciais compradores o adaptem às suas necessidades individuais.

Visual

Nova Volkswagen Amarok 2023 motores fotos

(Foto: Reprodução)

O estilo de design final, visto pela Drive em um estúdio de design da VW – mas ainda não revelado nessas imagens – dá à nova Amarok um visual mais confiante do que antes.

Com base no design pré-visualizado pelo conceito Atlas Tanoak ute revelado no salão do automóvel de Nova York de 2018, a VW Amarok de segunda geração foi desenvolvida por uma equipe de 10 designers da Volkswagen que trabalharam no centro de design australiano da Ford em Melbourne.

O novo modelo baseia-se na linguagem de design da primeira geração da VW Amarok lançada em 2010 globalmente e em 2011 na Austrália, adotando uma frente mais distinta, que é mais ousadamente estilizada com uma borda de ponta mais alta e uma grade mais proeminente, com o objetivo de proporcionar-lhe maior presença visual do que o modelo que substitui.

Nova Volkswagen Amarok 2023 lançamento

(Foto: Reprodução)

“Modificamos significativamente o projeto. Agora é muito mais expressivo”, diz Albert Kirzinger, chefe de design dos veículos comerciais da Volkswagen, que revelou que a nova Amarok receberá duas aparições frontais diferentes, incluindo o chamado tratamento de para-choque de design X para modelos flagships, revelado em renderizações anteriores.

Apesar de compartilhar pontos duros estruturais com a nova Ford Ranger, o novo VW Amarok recebe sua própria carroceria, incluindo um capô exclusivo, faróis de LED (opcionais com a funcionalidade IQ Light da Volkswagen e propriedades matriciais), para-lamas dianteiros e peles de porta externas.

Elementos externos comuns incluem o para-brisas, teto, janelas laterais, janela traseira, espelhos e maçanetas – este último também compartilhado com o Ford F-150.

Uma “barra de estilo” serve para alongar visualmente a cabine do modelo de cabine dupla, ao mesmo tempo em que ajuda a suavizar o fluxo de ar em direção à traseira.

Capacidade de carga da nova Volkswagen Amarok 2023

Nova Volkswagen Amarok 2023 Brasil

(Foto: Reprodução)

Assim como o VW Amarok original, a caixa de carga do novo modelo ainda é grande o suficiente para caber um palete europeu carregado de lado e amarrado no lugar usando anéis de amarração integrados na bandeja – depois que a Ford aumentou a largura da casa de rodas para rodas do novo Ford Ranger.

Um obturador de rolo elétrico – semelhante ao oferecido no Ford Ranger Wildtrak – estará disponível como opção. Os arcos das rodas são pronunciados do que antes, e há novas lâmpadas traseiras de LED.

Dimensões

Um novo visual tailgate também apresenta o nome Amarok estampado no metal. As rodas se estendem a partir de um pacote padrão de 17 polegadas, até um aro de 21 polegadas para versões de luxo.

Juntamente com um aumento de 96 mm de comprimento (para-choque para para-choques) para 5350mm, a altura do novo Amarok é de 2mm a 1880mm em forma de cabine dupla. A largura, no entanto, diminui de 34mm para 1910mm.

Paralelo à nova Ford Ranger, o novo VW Amarok também recebe uma distância entre-eixos 125 mm maior do que anteriormente em 3220 mm em forma de cabine dupla.

Essa mudança proporciona saliências mais curtas tanto dianteira quanto traseira, e reivindica melhorias nos ângulos de aproximação e partida – algo que a Volkswagen diz ser fundamental para fornecer à nova Volkswagen Amarok 2023 uma capacidade off-road adicional.

Em comparação, o Toyota Hi-Lux percorre um comprimento de 5330mm, uma largura de 1855 mm e uma altura de 1815 mm, e tem uma distância entre-eixos de 3085 mm.

Junto com o modelo base, a Volkswagen oferecerá quatro diferentes linhas de estilo: Life, Style, Panamericana e Aventura.

Os dois últimos são descritos como “premium”, com o primeiro assumindo uma aparência off-road robusta, e o último voltado para o desempenho on-road.

Linha de motores para a nova Volkswagen Amarok 2023

melhores picapes do Brasil

(Foto: Reprodução)

Estão incluídas versões à diesel turbinados projetados pela Ford nas formas V6 de quatro cilindros e 3,0 litros, variando em potência de 125kW a cerca de 177kW. Na Europa, há também um motor de quatro cilindros a gasolina de 2,3 litros turbinado com 222kW.

A linha de motores na Austrália ainda não foi anunciada, embora Krause tenha dito à Drive que os motores mais potentes são “muito adequados para os gostos de compra de carros australianos”.

Na Europa, haverá a escolha de um modelo padrão de tração traseira e dois sistemas diferentes de tração nas quatro rodas, dependentes do motor, de acordo com a Volkswagen.

Assim como o novo Ford Ranger, os sistemas de tração nas quatro rodas do novo VW Amarok oferecem tração nas quatro rodas sob demanda ou tração nas quatro rodas permanente, dependendo dos motores com os que são combinados.

Capacidade de carga

A Volkswagen diz que a carga aumentou para 1,2 toneladas em determinados modelos.

Uma capacidade de reboque de até 3,5 toneladas é agora alcançada em uma gama mais ampla de modelos, enquanto a capacidade de carregamento do telhado é aumentada para um máximo de 350kg (de acordo com a nova Ford Ranger). A profundidade de fording também foi melhorada em linha com a do Ford (800mm).

O novo interior da VW Amarok tem uma arquitetura semelhante à da nova Ford Ranger, mas recebe inúmeros toques da Volkswagen para intensificar o conforto e a qualidade em relação ao modelo antigo, incluindo o próprio volante multifunção da Volkswagen, bancos exclusivamente acolchoados, controles de interruptor e guarnições.

Os modelos topo de cor, incluindo o Panamericana e a Aventura, estarão disponíveis com estofamento de couro artificial para o painel, painéis de porta e bancos – este último com ajuste opcional de 10 vias.

A Volkswagen também colaborou com a Harmon Kardon em um novo sistema de som opcional, e algumas variantes da nova Amarok também serão oferecidas com iluminação ambiente.

O cluster de instrumentos digitais de 8,0 polegadas e as telas da central multimidia (10,1 polegadas ou 12,0 polegadas, dependendo do modelo) são os mesmos do Ford e funcionam no sistema operacional Sync 4 da Ford, mas têm gráficos exclusivos da Volkswagen.

A Volkswagen também revisou a chave da nova Amarok, que oferece funcionalidade de chave de sensor em determinados modelos. “Não é uma chave típica da Volkswagen, mas redesenhamos a camada externa para dar uma nova aparência”, diz Kirzinger.

Espaço e tecnologia

O alongamento na distância entre-eixos traz melhor acomodação, principalmente no banco de trás.

A VW Amarok original é bem conhecida por ter espaço apertado no joelho; o novo modelo terá o mesmo espaço que a nova Ford Ranger.

A nova Volkswagen Amarok 2023 possui até 30 sistemas de assistência ao motorista, dos quais mais de 20 são considerados novas para a Amarok.

A funcionalidade OTA (Over-the-air) permitirá upgrades de software de vários sistemas, diz a Volkswagen, sem que os clientes tenham que visitar centros de serviços de revendedores.

A nova VW Amarok é sustentada por suspensão dianteira e um eixo de feixe com molas de folha na parte traseira – a mesma configuração da Ford Ranger.

Como no VW Amarok original, os amortecedores traseiros são montados a partir dos trilhos do chassi para liberar espaço e fornecer um passeio mais “parecido com o carro” do que os concorrentes que usam amortecedores montados a bordo.

A Volkswagen diz que a decisão de ir com amortecedores traseiros montados no motor de popa foi inicialmente tomada pela Ford – embora se espelhe na Amarok original.

Preço da nova Volkswagen Amarok 2023

O modelo VW Amarok Aventura 2023 também recebe ajuste de suspensão individual, com molas próprias e amortecedores que diferem dos modelos topo de linha ford ranger.

A produção do Volkswagen Amarok 2023 deve começar ainda este ano na fábrica da Ford Silverton em Pretória, África do Sul.

Ford Rangers, com destino à Austrália, continuará a ser originário da Tailândia.

Enquanto isso, o VW Amarok original de primeira geração continuará a ser produzido na fábrica da Volkswagen em Pacheco, argentina, para os mercados sul-americanos.

Os preços desses modelos ainda não foram oficializados pela marga. Sendo assim, ainda não temos o preço da nova Volkswagen Amarok 2023. Mas isso deve mudar em breve e os valores já devem estar perto de sair na mídia especializada.

Conteúdo original: Drive.

Leia também:

Novo Jeep Compass Híbrido faz 25 quilômetros por litro e é bem caro

Nova Silverado 2500HD 2022: Saiba tudo sobre a gigantesca e poderosa picape

Nova S10 Cabine Dupla 2023 é a picape que todos gostariam de ter

Está matéria tem 0 comentários. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *